sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Viemos adorá-lo


Mt 2.1-2 
Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes,  magos vindo do Oriente chegaram a Jerusalém, 2- e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus?  Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.

Belém é uma cidade pequena, que fica aproximadamente oito quilômetros ao sul de Jerusalém e está situada em um alto monte, a mais de 609 m acima do nível do mar.

A maioria dos líderes religiosos acreditava no cumprimento literal das profecias do Antigo Testamento, portanto, criam que o Messias nasceria em Belém. O prometido Rei eterno, da linhagem de Davi, que viveria como homem, sempre tinha existido – suas “origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Apesar de ser eterno, Cristo entrou na história da humanidade como homem, como Jesus de Nazaré (Mq 5.2).

Deus controla toda a história. Devido ao decreto do imperador Augusto, toda a situação encaminhou-se para que Jesus nascesse justamente na cidade profetizada para o nascimento dEle (Lc 2.4). E foi o maior acontecimento histórico! O Messias nasceu!

O menino na manjedoura tem sido usado para compor uma linda cena de Natal, mas não podemos imaginar Jesus para sempre ali. O pequeno e impotente bebê cresceu, teve uma vida surpreendente, morreu por nós e voltará a este mundo como o Rei dos reis.

Os magos viajaram milhares de quilômetros para ver o Rei dos judeus. Quando finalmente o encontraram, manifestaram alegria, adoração, e deram-lhe presentes.

Esta atitude é muito diferente daquela que as pessoas freqüentemente têm hoje. Esperamos que Deus venha procurar-nos, explique sobre si mesmo, prove quem é e nos dê presentes.

Mas aqueles que são sábios ainda buscam e adoram Jesus não pelo que podem conseguir, mas por quem Ele é.

Nota: Uma homenagem a minha irmã Sirlene. Parabéns pelo seu aniversário!


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Bendito seja o Senhor


Lc 1.68-75 Bendito o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo! 69- E nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo, 70- como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo, 71- para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos aborrecem 72- e para manifestar misericórdia a nossos pais, e para lembrar-se do seu concerto 73- e do juramento que jurou a Abraão, nosso pai, 74- de conceder-nos que, libertados das mãos de nossos inimigos, o servíssemos sem temor, 75- em santidade e justiça perante ele, todos os dias de nossa vida.

Zacarias era um ministro de Deus que trabalhava no Templo, cuidando da administração do prédio, do ensino das escrituras e da adoração. Após meses de silêncio, ele louvou a Deus com suas primeiras palavras e profetizou a vinda de um Salvador que redimiria o seu povo. Zacarias acabara de recordar centenas de anos da obra soberana de Deus na história de Israel, que começou com Abraão e se estenderia à eternidade.

Deus estabeleceu um pacto com Abraão, prometendo que ele seria o pai de uma grande nação (Gn 12.1-3). Disse que não apenas esta nação seria abençoada, mas também o seriam as outras nações da terra, através dos descendentes de Abraão. Esta promessa se cumpriu por intermédio do Messias, que era descendente de Abraão.

Os judeus aguardavam avidamente o Messias, mas pensavam que Ele viria para salvá-los do poderoso Império Romano. Estavam prontos para receber um líder militar, mas não para um Salvador pacífico, que venceria o pecado.

Jesus nasceu sem pecado. Nasceu santo, da mesma maneira que Adão foi criado, porém, diferentemente deste, que desobedeceu a Deus, Jesus foi obediente em tudo; deste modo, foi capaz de enfrentar as conseqüências do pecado em nosso lugar e tornar-nos aceitáveis a Deus (Rm 5.14-19).

Através da árvore genealógica de Abraão, Jesus Cristo nasceu para salvar a humanidade. Através de Cristo, as pessoas podem ter um relacionamento pessoal com Deus e ser infinitamente abençoadas.

Season’s Greetings!
Frohes Fest!
Buon Auguri!
Meilleurs Voeux!
Felices Fiestas!
Boas Festas!


E-mail: abonbiblia@hotmail.com