sábado, 29 de dezembro de 2018

Planos


Gn 11.1-4
No mundo todo havia apenas uma língua, um só modo de falar. 2-Saindo os homens do Oriente, encontraram uma planície em Sinear e ali se fixaram. 3-Disseram uns aos outros: “Vamos fazer tijolos e queimá-los bem”. Usavam tijolos em lugar de pedras, e piche em vez de argamassa. 4-Depois disseram: “Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra.

O pecado do povo na terra de Sinear foi a ambição de dominar o mundo e dirigir seu próprio destino, à parte de Deus, através da união política centralizada, poder e grandes conquistas. Esse desígnio era fruto do orgulho e rebeldia contra Deus.

Se toda a espécie humana permanecesse unida na tentativa orgulhosa de cuidar do próprio destino e, por esforços antropocêntricos, assumisse o controle da história, não haveria limites para a rebelião irrefreável contra Deus. O reino do homem deslocaria e excluiria o reino de Deus.

Mas Deus frustrou o propósito deles, multiplicando idiomas em seu meio, de tal maneira que não podiam comunicar-se entre si (Gn 11.7,8). Isso deu origem à diversidade de raças e idiomas no mundo.

É bom fazer planos, mas eles nos desapontarão se deixarmos Deus de fora deles. Não há razão para se fazer planos como se Deus não existisse, porque o futuro está em suas mãos. O que você gostaria de estar fazendo daqui a dez anos? Daqui a um ano? Ou amanhã? Como você reagirá se Deus reorganizar os seus planos? O apóstolo Tiago diz o seguinte sobre a incerteza dos planos humanos: “Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” (Tg 4.14,15).

O planejamento é fundamental para começar um novo ano. A dica do sábio Salomão é: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos” (Pv 16.3).

Feliz 2019!

Deus te abençoe!


abonbiblia@hotmail.com

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Nasceu o Salvador


Lc 2.8-20
Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. 9-E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. 10-Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou trazendo boas novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo: 11-Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12-Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”. 13-De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: 14-“Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”. 15-Quando os anjos os deixaram e foram para os céus, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer” 16-Então correram para lá e encontraram Maria e José e o bebê deitado na manjedoura. 17-Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino, 18-e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados. 19-Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração. 20-Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito.

Deus continuou a revelar seu Filho, mas não àqueles a quem poderíamos esperar. Lucas registrou que o nascimento de Jesus foi anunciado aos pastores no campo. O ofício de pastorear ovelhas era um dos trabalhos mais simples e humildes nos tempos bíblicos. Os pastores trabalhavam duro para manter seus rebanhos alimentados e em segurança. O perigo de esses rebanhos serem atacados por predadores e ladrões aumentava à noite e, por isso, os pastores se esforçavam para ficar alertas e vigilantes. Naquela noite tão especial de Natal, em vez de perigos ou más notícias, os pastores dos campos de Belém foram surpreendidos com a notícia mais esperada de todos os tempos: nasceu o Salvador! Diante disso, saíram correndo para conhecer Jesus, louvá-lo e anunciá-lo a todos.

V. 9  -Um anjo do Senhor – A palavra traduzida por “anjo”, tanto a hebraica quanto a grega, significa “mensageiro”, indicando que o anjo é um mensageiro de Deus.

V. 10-Não tenham medo – O medo era reação comum diante dos aparecimentos angelicais, e o encorajamento se fazia necessário.

V. 11-Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador – Muitos judeus estavam procurando um líder político para livrá-los do domínio romano, ao passo que outros esperavam um salvador que os livrasse da enfermidade e dos sofrimentos físicos. Esta proclamação, no entanto diz respeito ao Salvador que livraria do pecado e da morte (ver Mt 1.21; Jo 4.42).

V. 14-Glória a Deus nas alturas – Esse breve hino é chamado Gloria in excelsis Deo, as primeiras palavras da tradução Vulgata latina. Os anjos reconheciam a glória e a majestade de Deus, rendendo-lhe louvores.
Paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor – O mundo romano estava experimentando a Pax romana (“Paz romana”), marcada pela tranqüilidade externa. Mas os anjos proclamaram uma paz mais profunda e duradoura que aquela – paz de mente e de alma, possibilitada pelo Salvador.

O maior acontecimento histórico acabara de acontecer! As Boas Novas a respeito do nascimento de Jesus demonstram que Ele veio para todos, inclusive para as pessoas mais simples. Veio para qualquer um que tenha um coração humilde o bastante para aceitá-lo.

Feliz Natal, Deus te abençoe!

abonbiblia@hotmail.com



domingo, 2 de dezembro de 2018

O milagre de Deus


Lc 2.1-7
Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo império romano. 2-Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. 3-E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se. 4-Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. 5-Ele foi a fim de alistar-se, com Maria,que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. 6-Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, 7-e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Depois de descobrir que Maria estava grávida, José se deparou com uma escolha difícil. Talvez José tenha pensado que tivesse apenas duas opções: discretamente, divorciar-se de Maria ou mandar apedrejá-la. Mas Deus freqüentemente nos mostra que existem mais opções disponíveis do que pensamos. Embora parecesse a José estar fazendo o que era certo, ao romper o compromisso, somente a direção de Deus o ajudou a tomar a melhor decisão: casar-se com ela (Mt 1.20-23).

Por que a concepção virginal de Jesus é importante para a fé cristã? Porque o Filho de Deus deveria estar isento da natureza pecaminosa, transmitida a toda humanidade por Adão. Jesus manifestou-se em forma humana, mas como o Filho de Deus, nasceu sem qualquer traço de pecado.

A concepção e o nascimento de Jesus Cristo são acontecimentos sobrenaturais, estão além da lógica e do raciocínio humano. O Ser Supremo, infinito e ilimitado assumiu as limitações da forma humana, para que pudesse manifestar-se à humanidade, morrer pela absolvição de nossos pecados e salvar todo aquele que nEle crer.

Jesus está em ação onde quer que precisemos dEle em nosso mundo sujo e escurecido pelo pecado! Você já o aceitou?

Deus te abençoe,

abonbiblia@hotmail.com