domingo, 26 de janeiro de 2020

Momentos de Deus



Jo 5.1-9 Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. 2-Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. 3-Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. 4-De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. 5-Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. 6-Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado?” 7-Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”. 8-Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”. 9-Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar.

Uma festa (v. 1) – Uma das três festas de peregrinação anuais de que todos os homens judeus tinham a obrigação de celebrar em Jerusalém – A Páscoa, o Pentecostes ou Tabernáculos.

Tanque de Betesda (v. 2) – Era um local bem conhecido dos judeus de Jerusalém. Estava situado próximo das ruínas da Basílica de Santa Ana, ao norte do monte do Templo. Acreditava-se que as suas águas possuíam virtudes terapêuticas.

Você quer ser curado? (v. 6) – Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Jesus o viu em meio à multidão, teve compaixão dele e se aproximou a fim de ajudá-lo.         Em geral, a fé em Jesus era essencial para a cura (Mt 9.22), mas aqui o homem nem sequer sabia quem era Jesus (v. 13); sua mente estava fixada nos supostos poderes curativos da água. “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque...” (v. 7), disse o paralítico. 
Como milhares hoje, o paralítico jamais sonhou em obter algum benefício imediato de Cristo. Mas, a época da espera passou. Com a vinda do Salvador, veio também o refrigério; a cura espiritual e física. A salvação em Cristo Jesus está ao alcance de todos (Mt 11.28; Jo 3.16).

O momento de Deus – Deus não tem prazer em castigar as pessoas pelos seus pecados, mas deseja salvar a todos. Ao paralítico que não tinha nenhuma esperança de ser curado, disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”. Imediatamente o homem ficou curado (vv. 8-9), pegou sua cama e saiu andando no meio da multidão, anunciando que Jesus o curara (v. 15).

Não importa quão limitadas sejam nossas possessões terrenas, nem quão difíceis sejam as nossas circunstâncias; nunca devemos temer que Deus nos deixará ou nos abandonará. Ele é o ajudador daquele que não tem quem o ajude. Nada pode limitar o Seu poder (Jó 42.2).

Quem vem a Jesus e torna-se seu servo Ele o alivia de suas insuportáveis aflições e lhe dá descanso, paz e Seu Espírito Santo como guia.

Deus te abençoe,
                                                                            

sábado, 4 de janeiro de 2020

Gratidão a Deus



Lam 3.22,23 Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. 23- Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade! (NVI)


Em Março de 2019, recebi o diagnóstico de câncer no intestino. Foi uma notícia, sem dúvida, impactante. Sempre tivemos (eu e minha família), uma vida de comunhão com Deus, mas a partir de então, reiniciamos períodos intensos de oração e louvor, com foco na vitória, confiando unicamente na fidelidade e compaixão dAquele que tudo pode (Jó 42.2).

Foram dias muito intensos, com idas e vindas ao hospital; mas em nenhum segundo sequer, nos sentimos desamparados; pelo contrário, a presença inconfundível do nosso Deus deixou marcas ali no hospital. Não sabíamos ao certo qual era o propósito do Senhor, pois o que sabemos é que os Seus caminhos não são os nossos (Is 55.8).

Passaram-se nove meses desde as sessões de quimioterapia até a cirurgia. Cirurgia de grande porte... cinco horas de duração... numa sexta feira, a última do dia. Lá estava eu relembrando vários versículos bíblicos, enquanto esperava pacientemente no momento do Senhor (Sl 40.1). A cirurgia foi um sucesso, disseram os médicos. Tive alta.

Após uma semana em casa, precisei voltar lá para outro procedimento. A minha confiança no Senhor só crescia, depois daquela grande vitória. Enquanto observava os médicos se prepararem para aquele momento, fui envolvida pelo louvor da banda Hillsong Worship – (No But You – Lyric vídeo); as lágrimas se misturavam com o sorriso, e naquele momento fui visitada pelo Senhor. Tinha achado que as lágrimas estivessem interferindo na pressão, mas, para minha surpresa, lágrimas com sabor de paz, não alteram a pressão (Fp 4.7, 8); ela continuava 12/8. Que Deus continue usando os louvores dessa banda, para honra e glória do Seu Santo Nome. Voltei para casa dia 24/12 deixando no hospital o sofrimento e a dor e trazendo comigo uma overdose de alegria e gratidão. Esse foi o maior presente de Natal de todos os tempos e para toda a família.

Mais gratidão – Muitos irmãos em Cristo, amigos e parentes me assistiram no hospital ou em casa; outros não cessaram de orar durante todo o período em que me encontrei enferma. A todas essas pessoas, a minha eterna gratidão. Que Deus as recompense pela carinhosa assistência.

O que dizer de tudo isso? Vale muito à pena servir ao Senhor com alegria e dedicação. Dessa forma, certamente nos tornamos participantes das Suas misericórdias (Lam 3.22,23).

Desejo a todos um próspero 2020, com muita saúde e adoração ao Senhor.

Que Deus abençoe a todos,