quinta-feira, 16 de abril de 2020

Vem, Senhor Jesus



Ap 3.11 Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. (NVI)

Desde a primeira vinda de Cristo (a encarnação), sua morte e a ressurreição, o próximo grande acontecimento no plano de Deus para a redenção é a segunda vinda de Cristo, que introduzirá a consumação do reino.

O retorno de Jesus à terra fora proclamado por dois anjos no momento da ascensão; enquanto Jesus subia e estando os discípulos com os olhos fitos no céu, eles disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vós foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir” (At 1.11).

A perspectiva do Novo Testamento é de que Jesus virá num momento inesperado e desconhecido, ou seja, não haverá sinais específicos de aviso. Cristo mesmo advertiu que Ele voltaria numa hora em que menos esperamos (Lc 12.40). Os apóstolos estimulavam os crentes de sua geração a esperarem a volta do Senhor durante a vida deles.  Paulo escreveu: “A noite está quase acabando; o dia logo vem...” (Rm 13.12a), onde “noite” representa a atual era da perversidade, e “dia” o aparecimento de Jesus Cristo. Tiago exorta à paciência e perseverança na fé, “pois a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5.8). Para Pedro, esperar a segunda vinda de Cristo importava orar a Deus com fervor e ter virtudes cristãs produzidas pelo Espírito Santo, como disse: “O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e estejam alertas; dediquem-se à oração” (1Pe 4.7). João também, como os outros escritores do Novo Testamento, considerava o tempo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo como sendo os últimos dias. A palavra “último” nas expressões “últimos dias”, e “última hora” também expressa um senso de urgência e de iminência: “Filhinhos, esta é a última hora” (1Jo 2.18a). Assim sendo, o discípulo dedicado deve vigiar e estar preparado a todo o momento, para a vinda do Senhor.

A plena realização da salvação na segunda vinda de Jesus Cristo está cada vez mais próxima, como disse Paulo em sua carta aos romanos: “... Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos” (Rm 13.11).

Deus tem um celeste lar onde há “muitas moradas”, e para as quais a “família de Deus”, ora vivendo na terra, será trasladada. Se assim cremos, tão certamente como Cristo subiu ao céu, Ele voltará, como prometeu: “E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” (Jo 14.3).

Deus te abençoe,