sábado, 29 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012.


Lc 12.37
“Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. (...)”.

O nome “Jesus” significa “o Senhor salva”. Ele veio à terra não para ajudar as pessoas a salvarem a si mesmas, mas para ser nosso Salvador (Mt 1.21) – Nasceu o Messias.

Jesus é a imagem visível e tangível do Deus invisível. Ele não é apenas a representação exata de Deus, Ele é Deus. É o cumprimento e a culminação da revelação de Deus através dos séculos (Jo 6.68) - Para quem iremos nós?

O Senhor não nos dá poder para sermos tudo o que desejamos, mas para sermos tudo o que Ele quer que sejamos (2Co 5.17) – Nova Vida.

Não deixe que as inquietações com o amanhã afetem seu relacionamento com Deus hoje (Mt 6.25) – A preocupação.

Jesus Cristo está no controle de tudo e somente Ele dará início aos acontecimentos dos últimos dias da história (Ap 5.2) – Digno És.

Não há outro caminho! Embora haja muitos filósofos, só Jesus tem palavras de vida eterna (Jo 6.68) – Vida eterna.

A promessa fundamental que Deus fez a Moisés (Ex 33.14), é também o compromisso que Ele assume com todos os crentes na luta pela sua fé (Mt 28.20) – A presença de Deus.

A vitória final já foi ganha; portanto podemos declarar a paz de Cristo nos tempos mais desagradáveis (Jo 16.33) – Tende bom ânimo.

A natureza nos cerca de incontáveis sinais do maravilhoso poder ilimitado de Deus e de Sua inexprimível majestade (Sl 93.2) – Salmo 93.

Faça de Deus a sua prioridade mais elevada, e deixe que Ele edifique a sua vida (Sl 127.1a) – A verdadeira satisfação.

Quando sua fé e esperança estiverem alinhadas, você estará livre para amar completamente, porque compreenderá o amor de Deus (Lv 23.22) – Um novo mandamento.

A segunda vinda de Cristo será repentina e rápida. Não haverá tempo para arrependimento ou negociações de última hora. Ao falar sobre Sua volta, a intenção de Jesus não era estimular previsões ou cálculos sobre a data, mas para nos ajudar a permanecer sempre alertas e preparados, enquanto aguardamos o Seu regresso (Mt 24.42) – Vigiai.


 

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Nasceu o Messias!


Lc 2.8-20
“Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. Mas o anjo lhes disse: Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura. De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor. Quando os anjos os deixaram e foram para os céus, os pastores disseram uns aos outros: Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer. Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura. Depois de o verem, contaram a todos os que lhes fora dito a respeito daquele menino, e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados. Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração. Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito”.

Que anúncio de nascimento! Os pastores ficaram apavorados, mas o temor transformou-se em alegria quando os anjos anunciaram o nascimento do Messias. Primeiro os pastores correram para ver o bebê; depois, divulgaram a notícia.

Este foi o maior acontecimento histórico! Muitos judeus estavam procurando um líder político para livrá-los do domínio romano, ao passo que outros esperavam um salvador que os livrasse da enfermidade e dos sofrimentos físicos. Esta proclamação, no entanto, diz respeito ao Salvador que livraria do pecado e da morte (Mt 1.21).

As Boas Novas a respeito de Jesus demonstram que Ele veio para todos, inclusive para as pessoas mais simples. Veio para qualquer um que tenha um coração humilde o bastante para aceitá-lo.

Feliz Natal e próspero 2013 repleto de paz e muita alegria!!!


 

 

 

sábado, 15 de dezembro de 2012

Foi assim.

Mt 1.18-25.

Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretende anular o casamento secretamente.
Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa Deus conosco.
Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.

A concepção virginal de Jesus é importante para a fé cristã porque o Filho de Deus deveria estar isento da natureza pecaminosa, transmitida a toda humanidade por Adão (Rm 5.12). Jesus nasceu sem qualquer traço de pecado (2Co 5.21).

O Ser supremo, infinito e ilimitado assumiu as limitações da forma humana, para que pudesse manifestar-se à humanidade, morrer pela absolvição de nossos pecados e salvar todo aquele que nele crer (Fp 2.7-10).

O nome “Jesus” significa “o Senhor salva”. Jesus veio à terra para nos salvar, porque não podemos livrar a nós mesmos do pecado e de suas consequências. Só Jesus pode fazê-lo. Ele não veio para ajudar as pessoas a salvarem a si mesmas. Veio para ser nosso Salvador.


 

domingo, 9 de dezembro de 2012

Uma dádiva de Deus.

Lc 1.26-33.

No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!” Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu reino jamais terá fim”. 
 
Todo nascimento é um milagre; toda criança, uma dádiva de Deus. Mas há quase vinte séculos, houve o milagre dos milagres. Um bebê nasceu, mas este era o Filho de Deus. Os Evangelhos relatam o nascimento de Jesus, mas o Dr. Lucas o faz como se fosse o médico que o assistiu, pois fornece a maioria dos detalhes relativos a essa ocasião tão maravilhosa em que Jesus, o Deus encarnado, entrou na história.

Séculos antes, Deus havia prometido a Davi que o seu reino duraria para sempre (2Sm 7.16). Esta promessa foi cumprida com a vinda de Jesus, um descendente direto de Davi, cujo reinado continuará por toda a eternidade.
 
Lucas usou suas habilidades em observação e análise para investigar completamente as histórias sobre Jesus. Seu diagnóstico foi: as Boas Novas de Jesus Cristo são verdadeiras! Ele forneceu detalhes, a fim de que possamos crer na confiabilidade da história da vida de Jesus, o Salvador do mundo, uma dádiva de Deus.