quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O Senhor é a minha força



Hc 3.17-19
Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, 18- ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. 19- O Senhor, o Soberano, é a minha força; Ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos.

 
O profeta Habacuque relembra uma celebração poética dos poderosos atos salvadores de Deus no passado (3.2-15): a vitória a favor de Israel liderada por Moisés, no Egito (Ex 15.14-16; Js 2.9,10); faz alusões poéticas à praga contra o Nilo (Ex 7.20-24), à interrupção ao fluxo do Jordão (Js 3.15-17), à passagem a seco pelo mar Vermelho (Ex 14.15-31) e à vitória de Gibeom (Js 10.12-13). Os poetas-profetas aliavam lembranças dos atos poderosos de Deus a figuras convencionais de uma manifestação do Senhor que provocava reverente temor.

Tendo o profeta essas lembranças e ouvindo também da parte do Senhor que a Babilônia seria enviada contra Judá (Hc 1.5-11), é tomado de um temor tão reverente e profundo, que se sente fisicamente fraco a ponto de enfermar (3.16). Provavelmente antevê os resultados horrendos da invasão iminente pelos babilônios e da devastação resultante.

Mas, ao lermos Hc 3.18,19 podemos constatar que os sentimentos do profeta não eram controlados pelos eventos ao seu redor, e sim pela fé na habilidade que Deus tem de nos fortalecer.

O que devemos fazer quando tudo na vida parece estar indo mal? E se tivermos de enfrentar vários problemas ao mesmo tempo, como a situação mencionada em Hc 3.17? Talvez você esteja tendo problemas em diversas áreas: filhos, casamento, finanças, saúde, trabalho, etc.

Temos a tendência de pensar que o lugar mais alto para se estar é no alto da montanha, sem problemas e com todas as coisas acontecendo do nosso jeito. Mas, de acordo com a Palavra de Deus, o profeta Habacuque declarou que o Senhor o fazia “andar em lugares altos” quando estava em meio aos problemas (v. 19). Precisamos permitir que as nossas dificuldades nos ajudem a desenvolver “pés como os do cervo”, assim não ficaremos paralisados pelo terror diante dos nossos problemas.
 
Quando nada mais fizer sentido, e as dificuldades parecerem maiores do que você pode suportar, lembre-se de que o Senhor é aquele que dá força e confiança aos seus seguidores em tempos difíceis. Habacuque decidiu alegrar-se no Senhor a despeito de todas as circunstâncias.
Veja Deus como a sua Fortaleza, e confie nEle para ajudá-lo a avançar durante as dificuldades.