domingo, 11 de maio de 2014

Adoração


Jo 4.23,24 
No entanto, está chegando a hora e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

“Está chegando a hora e de fato já chegou” – É uma referência à promessa de herança eterna, definida no texto do profeta Jeremias (Jr 31.31-34) – a mais plena administração da graça salvífica de Deus. Com base na morte expiatória de Cristo (Hb 9.11-28), essa herança veio a ser uma realidade para os chamados por Deus (Rm 8.28).
A adoração consiste nos atos e atitudes que reverenciam e honram à majestade do grande Deus do céu e da terra. Sendo assim, a adoração concentra-se em Deus, o único Verdadeiro, o Criador do universo (Jo 1.3).
O local da adoração é irrelevante (Jo 4.21; At 7.48). O lugar correto para a adoração fora, já de muito, fonte de debate entre judeus e samaritanos. Os samaritanos sustentavam que “este monte” (o Gerizim) era especialmente sagrado. Abraão e Jacó tinham edificado altares nas proximidades (Gn 12.7; 33.20), e o povo tinha ouvido as bênçãos pronunciadas do topo desse monte (Dt 11.29; 27.12).
Segundo as Escrituras samaritanas, o monte Gerizim (e não o Ebal) foi o lugar em que Moisés ordenara a construção de um altar (Dt 27.4-6). Os samaritanos tinham edificado um templo nesse monte por volta de 400 a.C. Esses dois atos, naturalmente, aumentaram a hostilidade entre os dois grupos.
O modo como adorar: “em espírito e em verdade” (Jo 4.24). Em espírito – indica o nível em que ocorre a adoração verdadeira. A expressão “Deus é Espírito” mostra que Ele não é um ser físico, limitado a tempo e espaço. Ele está presente em todos os lugares e pode ser adorado em qualquer local e a qualquer tempo.
Em verdade – O próprio Senhor Jesus é a verdade que nos liberta (Jo 8.36). Ele é a fonte da verdade, o padrão perfeito daquilo que é correto. É a realidade de todas as promessas de Deus. Aqueles que propõem um tipo de adoração que ignora a verdade e as doutrinas da Palavra de Deus desprezam no seu todo o único alicerce da verdadeira adoração.
A adoração é a atividade mais sublime que alguém pode realizar e um dos maiores privilégios que você pode desfrutar.  Adorar a Deus é reconhecer a presença de dEle em sua vida, e relacionar a sua vida Àquela presença (At 17.28). É ver o Pai revelado em seu Filho, Jesus (Jo 14.9).
Obrigada Senhor, por todas as coisas que tens feito e por todas as que estão por vir. Ensina-me a Te adorar, em espírito e em verdade.
Parabéns a todas as mamães pelo seu dia. Que a bênção do Senhor seja sobre vocês.