sábado, 23 de agosto de 2014

Farol da verdade


Mt 5.14-16 
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15- nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão em casa. 16- Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.

Vivemos em um mundo pervertido e corrupto (Fp 2.15). Quando as pessoas não percebem a diferença entre o bem e o mal, logo se encontram frente a frente com a ruína. Se não seguirem a Palavra de Deus – a Bíblia – como seu padrão de vida, em breve todas as suas escolhas morais tornar-se-ão confusas. Sem a presença de Deus, estarão à beira de um colapso e de muito sofrimento.

Em tempos de grandes trevas, Deus prometeu enviar uma luz que brilharia sobre todos os que estivessem vivendo sob a sombra da morte (Is 9.2). Essa mensagem de esperança cumpriu-se com o nascimento de Cristo (Jo 1.4). Ele é o criador da vida, e sua existência traz a luz que oferece maravilhosa esperança à humanidade. Pela Sua luz, enxergamos a nós mesmos como realmente somos (pecadores que necessitam de um Salvador, Ef 2.1-3).

O propósito de Deus não é de guardar para sempre o evangelho e Seu Messias ocultos num cantinho da Palestina. Assim como a candeia serve para irradiar a luz, assim também Jesus, a luz do mundo (Jo 8.12), tem por objetivo ser revelado. Ele escolheu refletir Sua luz nas áreas escuras da conduta humana, por intermédio de seus seguidores (ver Mt 5.16).

A luz da verdade nos foi revelada. Se vivermos para Cristo, brilharemos como luzes e mostraremos a outros como Cristo realmente é. Mas esconderemos nossa luz se ficarmos quietos, quando deveríamos falar; se juntarmo-nos à multidão; se não explicarmos aos outros sobre a origem da nossa luz e, se ignorarmos as necessidades dos outros (ver Mt 7.21).

Deus precisa de pessoas que defendam o que é correto, e os cristãos devem afirmar, com convicção e bondade, tudo aquilo que é verdadeiro e justo (ver Pv 4.18). Se uma lâmpada não propicia a uma pessoa ver melhor, ela é inútil. Mas uma vida transformada representa um efetivo testemunho da Palavra de Deus (ver Ef 5.9,10).

A mensagem divina de salvação e de vida eterna não está limitada a uma cultura, raça ou nação em especial. Qualquer um que se aproxima de Deus com arrependimento e fé será aceito por Ele e fará parte de Seu Reino (ver Ap 5.9).

Quando a luz da verdade a respeito de Jesus nos ilumina, é nosso dever fazer com que ela brilhe para ajudar a outros. Seja um farol da verdade, não oculte a luz de Cristo ao restante do mundo!