sábado, 3 de janeiro de 2015

Ele nunca te deixará só


1Rs 19.9b-10 
E a palavra do Senhor veio a ele: “O que você está fazendo aqui, Elias?” 10 Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”.

Elias foi um grande profeta reformista que desafiou o Reino do norte, Israel, a arrepender-se. Ele causou a morte dos profetas de Baal, e por isso era uma pedra de tropeço para Jezabel, esposa de Acabe, rei de Israel.

Esses falsos profetas eram um obstáculo para a divulgação da Palavra de Deus ao povo. O trabalho deles era divinizar o rei e a rainha e ajudar a perpetuar seu reino. Para tanto, entregavam mensagens que contradiziam as palavras dos mensageiros do Senhor.

Jezabel estava enfurecida pela morte de seus profetas. Os que lhe apoiavam foram eliminados e seu orgulho e autoridade estavam arruinados. Pelo fato de não poder controlar as ações de Elias que entregava apenas mensagens verdadeiras, Jezabel jurou matá-lo (1Rs 19.2).

Tomado de cansaço, desânimo e tristeza, Elias orou pedindo a Deus que Ele o dispensasse do pesado ministério profético e o deixasse partir para o descanso celestial (v. 4). Tinha chegado a uma conclusão errada de que ele era o único que batalhava pela verdade e justiça de Deus (cf v. 10, 14; 18.22).

Mas, embora estivesse só em seu confronto com Acabe e Jezabel, ele não era o único em Israel que cria no Senhor. Deus o informou que outros sete mil ainda se mantinham fiéis a Ele (1Rs 19.18).

Elias era um herói da fé, mas também era um “vaso de barro” (2Co 4.7; Tg 5.17). Experimentou as profundezas da fadiga e do desânimo logo após suas grandes vitórias espirituais (1Rs 19.3ss).

Quando nos sentirmos fatigados após uma grande experiência espiritual, lembremo-nos de que o propósito de Deus para a nossa vida ainda não está terminado (v. 15,16). Ele sempre tem mais recursos e pessoas do que sabemos.

Nunca estamos tão sós quanto podemos pensar ou nos sentir. Deus está conosco e certamente nos dará a capacitação e proverá o necessário para que possamos completar a tarefa.