sábado, 25 de fevereiro de 2017

Ele tem o controle em sua mão


Sl 27.13,14 
“Pereceria sem dúvida, se não cresce que veria os bens do Senhor na terra dos viventes. 14- Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor”.

Esperar no Senhor é depender dEle como nossa fonte de ajuda e de graça, em tempos de necessidade. “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hb 4.16).

O profeta Isaías decidiu esperar pelo Senhor embora Deus estivesse “escondido seu rosto da casa de Jacó [ou Israel]. Ele disse: “Nele porei a minha esperança” (Is 8.17c). A esperança não nos decepciona. “... aqueles que esperam em mim não ficarão decepcionados” (Is 49.23d).

Ana tinha bons motivos para se sentir desencorajada e amargurada (ver 1Sm 2.1-11). Ela não podia gerar filhos; compartilhava seu marido com uma mulher que a ridicularizava; seu esposo não podia resolver seus problemas; e até o sumo sacerdote confundiu seus motivos. Mas ao invés de retaliar ou perder as esperanças, Ana orou. Ela levou seu problema honestamente diante de Deus, e foi ouvida (ver 1Sm 2.5).

O filho de Deus tem dois intercessores divinos: Cristo no céu, intercedendo pelo crente perante a face do Pai (Rm 8.34) e o Espírito Santo que intercede juntamente com os gemidos do crente, na terra (Rm 8.26).

A promessa que Deus fez a Abraão dizia que o patriarca seria pai de muitas nações e que o mundo inteiro seria abençoado através dele (Gn 12.3). Abraão “em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito...” (ver Rm 4.18-21). Tal promessa se cumpriu em Jesus Cristo, que era descendente de Abraão (Mt 1.1). As promessas de Deus são imutáveis e dignas de confiança (ver Hb 6.18).

O salmista Davi, bem sabia por experiência própria o que significava esperar no Senhor. Ele foi escolhido como rei com a idade de 16 anos, mas não assumiu o trono até completar 30 anos. Enquanto isso foi perseguido no deserto pelo invejoso rei Saul. Davi teve de esperar em Deus pelo cumprimento da promessa de que ia reinar. Mais tarde, depois de tornar-se rei de Israel, foi perseguido por seu filho rebelde, Absalão. Sob a liderança de Davi, o reino de Israel cresceu rapidamente porque ele entendeu que o Senhor era a causa de seu sucesso. Quando Davi escreveu o Sl 27, obviamente passava por uma provação, mas ele deixou escrito: “Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra”. E concluiu: “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor!” (vv. 13,14 NVI).

Muitas vezes parece que Deus não está respondendo às nossas orações ou que não compreende a urgência da nossa situação. Este modo de pensar supõe que o Senhor não está no controle ou que não é justo. Mas, Ele governa o universo e também a nossa vida com perfeita sabedoria, justiça e amor. Confie na sabedoria e no perfeito cronograma de Deus. Ele tem o controle de tudo.