domingo, 20 de maio de 2018

Bendirei o Senhor!


Sl 34.1-10
Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão. 2-Minha alma se gloriará no Senhor; ouçam os oprimidos e se alegrem. 3-Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos exaltemos o seu nome. 4-Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. 5-Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seu rosto jamais mostrará decepção. 6-Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações. 7-O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra. 8-Provem e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia! 9-Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem. 10-Os leões podem passar necessidade e fome, mas os que buscam o Senhor de nada têm falta. (NVI)

Nestes versículos, podemos ver grandes bênçãos prometidas por Deus ao seu povo, mas muitas destas exigem a nossa participação ativa: Ele nos libertará de nossos temores (vv. 4, 6); dará proteção contra o mal (v. 7); mostrará a sua bondade (v. 8) e suprirá as nossas necessidades (v. 9). Apropriamo-nos dessas bênçãos quando buscamos a Deus (vv. 4, 10); clamamos a Ele (v. 6), o tememos (v. 7) e confiamos nEle (v.8).

Os meus lábios sempre o louvarão – É relativamente fácil ser fiel a Deus enquanto tudo concorre em nosso favor, mas Davi resolve que deve bendizer o Senhor o tempo todo, em qualquer época, em quaisquer circunstâncias. Nossa alegria, orações e gratidão não devem variar de acordo com as nossas circunstâncias ou sentimentos. Mesmo quando somos atacados pelo mal, ainda podemos ser gratos pela presença de Deus e pelo bem que Ele nos fará em meio às dificuldades.

Minha alma se gloriará no Senhor – As pessoas tendem a admirar três coisas nos outros: a sabedoria, o poder (o prestígio) e as riquezas. Porém, para Deus, a coisa mais admirável e que todos podem e devem fazer consiste em conhecê-lo pessoalmente e ter uma vida que reflita sua justiça e retidão: “... Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor (Jr 9.23, 24).

Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos exaltemos o seu nome – O nome do Senhor é a manifestação do seu caráter. Não tem existência à parte do Senhor, mas é sinônimo do próprio Senhor em sua manifestação misericordiosa para com os seus e na sua acessibilidade a eles.

Obrigada Senhor por ter-me feito participante das bênçãos que fluem da tua presença.