sábado, 27 de abril de 2019

Verdade que liberta



Jo 8.32
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. (NVI)

No contexto da existência e conhecimentos humanos, muitas coisas são verdadeiras. Há, no entanto, uma só verdade que libertará as pessoas do pecado, da destruição e do domínio de Satanás – a verdade de Jesus Cristo, que se acha na Palavra de Deus.

A verdade fornece o caminho certo a ser seguido – Cristo prometeu enviar o Espírito Santo para ensinar seus seguidores a lembrá-los de tudo o que Ele havia ensinado (Jo 14.26). Como resultado, os cristãos têm o Espírito Santo dentro de si para impedir que se percam. Além disso, têm as Escrituras inspiradas por Deus, com as quais podem testar os ensinos duvidosos.

A verdade é imutável – A verdade é sempre oportuna; é aplicável tanto ao presente como ao futuro. Por estar relacionada ao caráter imutável de Deus, também é invariável (Pv 12.19).

A verdade testada pelo sofrimento – Se não for testada pelas experiências da vida, a verdade pode tornar-se estática e estagnada. O sofrimento pode trazer uma dinâmica de qualidade para a vida. Assim como a seca faz com que as raízes da árvore aprofundem-se para encontrar água, o sofrimento leva-nos além da aceitação superficial da verdade de que devemos depender de Deus para ter esperança e vida (Jó 14.22).

A verdade pode deixar-nos constrangidos – Muitas vezes a verdade traz desconforto; preferimos as mentiras e as ilusões quando estas nos fazem sentir seguros. Contudo, é muito melhor enfrentar a realidade que viver uma mentira (Is 30.10,11).

A verdade é digna de toda a nossa credibilidade – O próprio Senhor Jesus é a verdade que nos liberta. Ele é a fonte da verdade, o padrão perfeito daquilo que é correto. Ele nos liberta das conseqüências do pecado, do engano que infligimos a nós mesmos e do erro a que nos induz Satanás. Jesus nos mostra claramente o caminho da vida eterna com Deus. Por isso, Ele não nos dá liberdade para fazermos o que quisermos, mas para seguirmos a Deus.

À medida que procuramos servir a Deus, a verdade perfeita de Jesus nos liberta para que sejamos tudo aquilo que Deus deseja que sejamos.

Deus te abençoe,





domingo, 14 de abril de 2019

Família, um recurso de Deus para nós


At 17.26 De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriores estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. 27-Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós. (NVI)

Cada pessoa é criação valiosa e única de Deus – Todos os seres humanos estão relacionados, desde Adão e Eva. Todas as pessoas formam uma família que compartilha a mesma carne e o mesmo sangue. Lembre-se disso quando o preconceito entrar em sua mente ou o ódio invadir seus sentimentos.

Compartilhando experiências espirituais na família – É importante contar aos filhos o que Deus fez no passado e ajudá-los a ver o que tem feito agora. Deus disse a Moisés que as experiências miraculosas com Faraó deveriam ser relatadas aos seus descendentes. Ao viver um dos maiores dramas da narrativa bíblica, Moisés testemunhou acontecimentos que poucas pessoas alguma vez veriam. Suas histórias servirão como base para a fé de seus filhos (Ex 10.2).

A responsabilidade do homem para sua família – Na sociedade grega antiga, o papel do marido e pai não era visto como o papel educativo, mas somente como um papel funcional. Muitos jovens hoje têm sido criados em famílias onde o pai negligencia suas responsabilidades para com a esposa e os filhos. Segundo o que Paulo diz em 1Tm 5.8, uma pessoa que negligencia suas responsabilidades familiares nega a fé. Mas os bons exemplos de um viver cristão são modelos importantes que os homens mais jovens precisam ver, para que saibam como devem se portar.

Partilhe as Boas Novas com a família – Nossas famílias são campos férteis para o plantio das sementes das Boas Novas. Deixe que seus pais, filhos, cônjuge, irmãos e irmãs saibam de sua fé em Jesus, e certifique-se de que eles vejam o amor, o auxílio e alegria de Cristo em sua vida. Timóteo foi o primeiro da segunda geração de cristãos a ser mencionado no Novo Testamento. Sua mãe Eunice e sua avó Lóide eram cristãs fiéis e influenciaram-no em relação ao Senhor (2Tm 1.5).

Construindo relacionamento no lar – Se nossa fé no Senhor Jesus for real, ela será geralmente demonstrada em casa, em nosso relacionamento com aqueles que nos conhecem melhor. Filhos e pais têm responsabilidades uns para com os outros. Os filhos devem honrar os pais, mesmo que estes sejam injustos ou excessivamente exigentes. Os pais devem cuidar dos filhos afetuosamente, mesmo que estes não sejam obedientes ou amáveis (Ef 6.1-4).

A família é um dos maiores bens que Deus nos proporciona. Ela deve garantir a cada membro, aceitação, encorajamento, direção e conselho. Em sua família, esforce-se para ser um alento, um canal de comunicação e compreensão.

Deus te abençoe,