domingo, 14 de abril de 2019

Família, um recurso de Deus para nós


At 17.26 De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriores estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. 27-Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós. (NVI)

Cada pessoa é criação valiosa e única de Deus – Todos os seres humanos estão relacionados, desde Adão e Eva. Todas as pessoas formam uma família que compartilha a mesma carne e o mesmo sangue. Lembre-se disso quando o preconceito entrar em sua mente ou o ódio invadir seus sentimentos.

Compartilhando experiências espirituais na família – É importante contar aos filhos o que Deus fez no passado e ajudá-los a ver o que tem feito agora. Deus disse a Moisés que as experiências miraculosas com Faraó deveriam ser relatadas aos seus descendentes. Ao viver um dos maiores dramas da narrativa bíblica, Moisés testemunhou acontecimentos que poucas pessoas alguma vez veriam. Suas histórias servirão como base para a fé de seus filhos (Ex 10.2).

A responsabilidade do homem para sua família – Na sociedade grega antiga, o papel do marido e pai não era visto como o papel educativo, mas somente como um papel funcional. Muitos jovens hoje têm sido criados em famílias onde o pai negligencia suas responsabilidades para com a esposa e os filhos. Segundo o que Paulo diz em 1Tm 5.8, uma pessoa que negligencia suas responsabilidades familiares nega a fé. Mas os bons exemplos de um viver cristão são modelos importantes que os homens mais jovens precisam ver, para que saibam como devem se portar.

Partilhe as Boas Novas com a família – Nossas famílias são campos férteis para o plantio das sementes das Boas Novas. Deixe que seus pais, filhos, cônjuge, irmãos e irmãs saibam de sua fé em Jesus, e certifique-se de que eles vejam o amor, o auxílio e alegria de Cristo em sua vida. Timóteo foi o primeiro da segunda geração de cristãos a ser mencionado no Novo Testamento. Sua mãe Eunice e sua avó Lóide eram cristãs fiéis e influenciaram-no em relação ao Senhor (2Tm 1.5).

Construindo relacionamento no lar – Se nossa fé no Senhor Jesus for real, ela será geralmente demonstrada em casa, em nosso relacionamento com aqueles que nos conhecem melhor. Filhos e pais têm responsabilidades uns para com os outros. Os filhos devem honrar os pais, mesmo que estes sejam injustos ou excessivamente exigentes. Os pais devem cuidar dos filhos afetuosamente, mesmo que estes não sejam obedientes ou amáveis (Ef 6.1-4).

A família é um dos maiores bens que Deus nos proporciona. Ela deve garantir a cada membro, aceitação, encorajamento, direção e conselho. Em sua família, esforce-se para ser um alento, um canal de comunicação e compreensão.

Deus te abençoe,