Mc 12.35-37
“E, falando Jesus, dizia, ensinando no templo: Como dizem os escribas que o Cristo é Filho de Davi? O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Pois, se Davi mesmo lhe chama Senhor, como é logo seu filho? E a grande multidão o ouvia de boa vontade”.
Os fariseus imaginavam que o Messias seria um descendente de Davi e, portanto, somente um mero governante humano. O que eles não entendiam é que se tratava do próprio Deus encarnado. Jesus citou o texto do Salmo 110.1 para mostrar que o Messias seria maior do que Davi. Ele seria o próprio Deus em forma humana. João mostrou Jesus como um ser humano e, ao mesmo tempo, divino: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1). Jesus não é apenas igual a Deus “que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus” (Fp 2.6), Ele é Deus ”E quem me vê a mim vê aquele que me enviou” (Jo 12.45); como a imagem visível do Deus invisível, Ele é a representação exata de Deus “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa...” (Hb 1.3). Ele não só reflete a imagem de Deus, mas revela Deus a nós “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho Unigênito, que está no seio do Pai, este O fez conhecer” (Jo 1.18); como supremo sobre toda a criação, Ele tem toda a prioridade e autoridade “... o primogênito de toda a criação” (Cl 1.15b). Ele veio do céu, não do pó da terra “O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu” (1Co 15.47), e Ele é o Senhor de todos “Porquanto não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam” (Rm 10.12). Ele é completamente santo “o qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano” (1Pe 2.22) e tem autoridade para julgar o mundo “no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo,...” (Rm 2.16). Cristo, portanto, é supremo sobre toda a criação, inclusive sobre o mundo espiritual: “acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro” (Ef 1.21).
Um dos ensinos fundamentais do NT é que Jesus Cristo (o Messias) é o cumprimento do AT: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir” (Mt 5.17). O livro de Hebreus mostra que Cristo é o herdeiro de tudo o que Deus falou através dos profetas: “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo” (Hb 1.1,2). Após a sua gloriosa ressurreição, Ele demonstrou aos seus seguidores, que Deus predissera, há muito tempo, tudo quanto lhE havia sucedido: “E Ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na Sua glória? E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dEle se achava em todas as Escrituras. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos. Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos” (Lc 24.25-27, 44-46).
Apesar de Jesus ter assumido uma completa humanidade, vivendo como homem, nunca deixou de ser o Deus eterno que sempre existiu, o Criador e Sustentador de todas as coisas e a Fonte da vida eterna. Esta é a realidade a respeito de Jesus e o fundamento de toda a verdade. Se não acreditamos nisto, não teremos fé suficiente para confiar a Jesus o nosso destino eterno. Esta é a razão pela qual João escreveu seu Evangelho: desenvolver a fé e a confiança em Jesus Cristo; desta forma podemos crer que Ele verdadeiramente é o Filho de Deus: “Jesus, pois, operou também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creais que Jesus é o Cristo, O Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (Jo 20.30,31).
Todo aquele que aceitou Jesus Cristo como Senhor de sua vida renasceu espiritualmente, recebendo uma nova vida de Deus: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co 5.17). Por meio da fé em Cristo, este novo nascimento ocorre de dentro para fora; nossas atitudes, nossos desejos e motivos são reformulados, mudados. Ao sermos gerados por nossos pais biológicos, tornamo-nos fisicamente vivos e membros de uma família terrena; ao sermos gerados por Deus, tornamo-nos espiritualmente vivos e membros da família celestial: “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no Seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus” (Jo 1.12,13). Este novo nascimento está disponível a todo aquele que crê em Cristo. Você já pediu a Ele para fazer de você uma nova pessoa? Faça-o, agora mesmo e receba Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida.
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