sábado, 10 de agosto de 2013

Semeando e ceifando


Gl 6.7

"Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também ceifará".
 
A ceifa é a multiplicação da semente. Plantamos um grão único, colhemos uma espiga cheia, espalhamos aos quilos e recolhemos em depósitos. A excelente colheita é o resultado de boas sementes plantadas  em um solo adequado, que recebeu uma proporção certa de sol, umidade e fertilizante.
 
Nesta vida semeamos as sementes da ceifa futura: nossas ações não acabam quando as completamos, nem nossas palavras quando as falamos, nem nossos pensamentos quando nos ocorrem à cabeça. Eles definitivamente  trazem uma colheita para as nossas vidas (Pv 1.31).
 
Isso ocorre com atos bons (Mt 5.16) e atos maus (Os 8.7). Convém lembrar que atitudes pecaminosas são sementes que produzirão frutos malignos (Pv 22.8). Quem semeia a retidão colhe o fruto da lealdade  mas o que planta a impiedade, colhe o mal e come o fruto do engano (Os 10.12,13).
 
Você certamente ficaria surpreso se plantasse milho e colhesse abóboras! O fazendeiro pode não saber qual vai ser o tamanho da ceifa, pois envolve condições climáticas, mas sabe que qualquer colheita que vier será do mesmo tipo que plantou, porque Deus assim ordenou  (Gn 1.11,12).
 
Tudo o que fazemos gera consequências. É vital pensar antes de agir, considerar os efeitos de nossas escolhas. Pense em seus planos para hoje e considere os resultados em longo prazo. Comparemos o que Davi semeou com a colheita que obteve (2Sm 12.7-14). Se ele imaginasse as terríveis e dolorosas consequências de seu pecado com certeza não teria procurado prazeres tão efêmeros.
 
Paulo fala da semeadura "na carne" e semeadura "no Espirito". Semear na carne significa viver à busca da nossa gratificação própria, e ser movido por motivos baixos e mundanos (Gl 5.19-21). Tais pessoas ceifarão a corrupção (Gl 6.8) e a morte eterna (Rm 6.20-23). Se semeamos no Espírito, ou seja, se vivemos para agradar a Deus, o resultado será a vida eterna - a santidade eterna, a felicidade eterna, a recompensa eterna (Gl 5.22).
 
Que espécie de sementes você está semeando? Paulo desafiou os gálatas, e também a nós, a praticar o bem e a confiar em Deus quanto aos resultados. Em seu devido tempo, o Senhor nos surpreenderá com uma safra de bênçãos (Gl 6.9).