quinta-feira, 20 de março de 2014

Aprovação divina


Ap 3.8 
Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.

O versículo em evidência é parte da carta endereçada à Igreja de Filadélfia. Esta, e outras seis cartas enviadas às igrejas da Ásia, foram escritas num período em que os cristãos enfrentavam intensa perseguição. Alguns já haviam sido executados por causa de sua fé (Hb 11.37; At 12.2). João foi exilado em Patmos (Ap 1.9) porque se recusava a deixar de pregar as Boas Novas. Entretanto, os cristãos de Filadélfia foram elogiados pelo seu esforço em guardar a Palavra de Deus e de dar testemunho de sua fé em Cristo.

Conheço as suas obras – Assim como Jesus tinha conhecimento e se preocupava com cada uma daquelas igrejas, Ele também conhece a cada pessoa (Hb 4.13) e se preocupa com a igreja da qual você faz parte. O Seu desejo é que a igreja alcance todo seu potencial. Ela é o meio perfeito de demonstrar a sabedoria de Deus para transformar o mundo (Ef 3.10).

Uma porta aberta – Porta aberta nos fala de admissão – Jesus fez a primeira escolha: amar-nos e morrer por nós, para nos convidar a viver com Ele para sempre (Jo 15.16); oportunidade – Não existe um tempo tão apropriado para receber o perdão de Deus como o presente (2Co 6.2); acesso a Deus – É uma porta de entrada para todos os privilégios do Seu Reino e do serviço cristão (Jo 10.9).

Ninguém pode fechar – Depois de aberta a porta, ninguém pode fechá-la novamente. O véu foi rasgado; abriu-se o caminho (Jo 14.6). A vitória está assegurada para aqueles que resistem à tentação e que fazem da lealdade a Cristo a sua principal prioridade.

Guardou a minha palavra – Guardar a Palavra de Deus é uma característica que nasce de nosso amor por Jesus Cristo. Ele disse que os Seus seguidores demonstram o amor que sentem por Ele, obedecendo ao que Ele ordena em Sua Palavra (Jo 14.21). Assim como a cidadania terrena implica pagarmos pelos serviços e benefícios que recebemos, a cidadania celestial exige o empenho de nossa obediência e compromisso para com Deus (Mt 22.21).

Não negou o meu nome – Uma vida transformada representa um efetivo testemunho da Palavra de Deus. Os membros da Igreja de Filadélfia tinham suportado a oposição do mundo e perseverado na lealdade a Cristo e na verdade do evangelho (Ap 3.7-10).

Em muitas partes do mundo atual não é muito difícil ser cristão – as pessoas não são presas por ler a Bíblia ou executadas por pregar a Cristo. Paulo, porém, profetiza pelo Espírito Santo que os últimos dias serão assinalados por um aumento cada vez maior de iniqüidade no mundo, um colapso nos padrões morais (1Tm 4.1,2).

Não aceite uma posição de conforto sem compromisso. Mesmo que sua confiança seja única entre os homens, não ceda às pressões. A aprovação divina é infinitamente mais importante do que a aprovação do mundo.