Hb 10.1
Porque, tendo a lei a
sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios
que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a ele se chegam.
Para os cristãos, a Páscoa contém
rico simbolismo profético a falar de Jesus Cristo. O Novo Testamento ensina
explicitamente que as festas judaicas “são sombras das coisas futuras” (Cl
2.16,17; Hb 10.1), i.e., a redenção pelo sangue de Jesus Cristo. Note os
seguintes itens em Êxodo 12, que nos fazem lembrar do nosso Salvador e do seu
propósito para conosco.
(1)- O âmago do
evento da Páscoa era a graça salvadora de Deus. Deus tirou os israelitas do
Egito, não porque eles eram um povo merecedor, mas porque Ele os amou e porque
Ele era fiel ao seu concerto (Dt 7.7-10). Semelhantemente, a salvação que
recebemos de Cristo nos vem através da maravilhosa graça de Deus (Ef 2.8-10; Tt
3.4,5).
(2)- O
propósito do sangue aplicado às vergas das portas era salvar da morte o filho
primogênito de cada família; esse fato prenuncia o derramamento do sangue de
Cristo na cruz a fim de nos salvar da morte e da ira de Deus contra o pecado
(Ex 12.13,23,27; Hb 9.22).
(3)- O cordeiro
pascoal era um “sacrifício” (Ex 12.27) a servir de substituto do primogênito;
isto prenuncia a morte de Cristo em substituição à morte do crente (ver Rm
3.25). Paulo expressamente chama Cristo nosso Cordeiro da Páscoa, que foi
sacrificado por nós (1Co 5.7).
(4)- O cordeiro
macho separado para morte tinha de ser “sem mácula” (Ex 12.5); esse fato
prefigura a impecabilidade de Cristo, o perfeito Filho de Deus (Jo 8.46; Hb
4.15).
(5)-
Alimentar-se do cordeiro representava a identificação da comunidade israelita
com a morte do cordeiro, morte esta que os salvou da morte física (1Co
10.16,17; 11.24-26). Assim como no caso da Páscoa, somente o sacrifício
inicial, a morte dEle na cruz, foi um sacrifício eficaz. Realizamos em
continuação a Ceia do Senhor como um memorial, “em memória” dEle (1Co 11.24).
(6)- A aspersão
do sangue nas vergas das portas era efetuada com fé obediente (Ex 12.28; Hb
11.28); essa obediência pela fé resultou, então, em redenção mediante o sangue
(Ex 12.7,13). A salvação mediante o sangue de Cristo se obtém somente através
da “obediência da fé” (Rm 1.5; 16.26).
(7)- O cordeiro
da Páscoa devia ser comido juntamente com pães asmos (Ex 12.8). Uma vez que na
Bíblia o fermento normalmente simboliza o pecado e a corrupção (ver Ex 13.7; Mt
16.6; Mc 8.15), esses pães asmos representavam a separação entre os israelitas
redimidos e o Egito, i.e., o mundo e o pecado (ver Ex 12.15).
Semelhantemente,
o povo redimido por Deus é chamado para separar-se do mundo pecaminoso e
dedicar-se exclusivamente a Deus.