segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

A oração e a paz de Deus


Fp 4.6-7
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 7-E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

Imagine nunca ter que se preocupar com alguma coisa. Isso parece impossível – todos nós temos preocupações em nosso trabalho, em nosso lar, etc. Mas o conselho do apóstolo Paulo é que devemos transformar essas preocupações em oração.

A oração é o melhor remédio para a preocupação. É o meio pelo qual nos aproximamos de Deus. Ao orarmos, renovamos nossa confiança na fidelidade do Senhor. O cuidado que Ele tem com os problemas de cada um dos seus filhos é uma verdade enfatizada através da sua Palavra: “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá...” (Sl  55.22a). Além do mais, a sua misericórdia, graça e ajuda estão disponíveis em tempos de necessidade: “Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade” (Hb 4.16).

O mal prevalece nesse mundo decadente, mas Deus é capaz de transformar todas as circunstâncias que nos rodeiam, a fim de que nos sejam benéficas; não somente para deixar-nos felizes, mas para cumprir seu propósito. É o que diz o apóstolo Paulo: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Rm 8.28).

A paz de Deus é diferente da paz do mundo, como disse Jesus: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou; não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (Jo 14.27). A verdadeira paz não se encontra no pensamento positivo, na ausência de conflitos ou nos bons sentimentos. Ela vem de saber que Deus está no controle de todas as coisas.

Quando invocamos a Deus com um coração posto em Cristo e na sua Palavra, a paz de Deus transborda em nossa alma aflita. Essa paz envolve uma firme convicção de que Jesus está perto, e que o amor de Deus está ativo em nossa vida continuamente: “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia” (Is 26.3).

Nunca poderemos evitar as lutas que ocorrem no mundo à nossa volta, mas à medida que enfocamos o nosso pensamento em Deus e em sua Palavra, tornamo-nos firmes e estáveis. Não seremos abalados pelo caos que nos rodeia.

Deus te abençoe,