sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Escolhas


Pv 3.5-7 Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; 6-reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. 7-Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal.

Desde o marco inicial da história, a raça humana tem estado vinculada a Deus, mediante a fé na Sua Palavra e a obediência à mesma, como a verdade absoluta. A vida por meio da fé e obediência foi o princípio regedor da comunhão que Adão tinha com Deus no Éden. Adão foi advertido de que morreria se transgredisse a vontade de Deus e comesse da árvore da ciência do bem e do mal (Gn 2.17). Deus queria a obediência de Adão, mas deu-lhe a liberdade de escolher.

A vida é feita de escolhas – Abrão também teve uma escolha a fazer. Sua decisão consistia em partir com a família e os pertences para terras desconhecidas ou permanecer exatamente onde estava. Ele obedeceu e partiu em direção à promessa de Deus, para um futuro de bênçãos ainda maiores (Gn 12.1-3).

Uma escolha inconseqüente – Algumas pessoas simplesmente deixam-se levar pela vida quando se vêem com a chance de optar. Ló, sobrinho de Abrão, era uma pessoa assim. A princípio, escolher Sodoma parecia uma sábia escolha aos seus olhos: bons pastos e água em abundância; mas ele esqueceu que a maligna Sodoma poderia oferecer tentações fortes o bastante para destruir sua família (Gn 13.10-13). Quando paramos de tomar decisões segundo a vontade de Deus, tudo o que nos resta é fazer escolhas na direção errada.

Os cristãos não têm que tatear procurando no escuro, esperando encontrar inesperadamente as respostas para suas questões. Tiago diz que podemos pedir a sabedoria de Deus para dirigir as nossas escolhas: “Se alguém de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tg 1.5).

Uma vida voltada para Deus contará com a proteção dEle. Devemos estar dispostos a ouvir e ser corrigidos pela Sua Palavra e por sábios conselhos. Salomão disse que, para receber a direção de Deus, devemos buscar a vontade dEle em tudo o que fazemos. Isto significa confiar ao Senhor todas as áreas de nossa vida: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos” (Pv 16.3).

Quando aplicamos a sabedoria de Deus à nossa vida, produziremos o melhor e teremos a Sua aprovação. Da mesma maneira que uma árvore absorve a água e os sais minerais e produz frutos deliciosos, nós também devemos absorver a Palavra de Deus, a fim de termos atitudes que O honrem.

Deus te abençoe,

E-mail: abonbiblia@hotmail.com