“... A pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta por cabeça da esquina; isso foi feito pelo Senhor, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos”?
A pedra fundamental era usada como base para assegurar que as outras que formavam o edifício estivessem niveladas a prumo. Um edifício é tão sólido quanto seu alicerce.
Obedecer a Deus é como construir uma casa sobre um alicerce forte e sólido, que resiste firmemente às tempestades. Nas ocasiões em que a vida está tranquila, pode parecer que as bases não são importantes, mas quando as crises chegam, os alicerces são testados. O fundamento de nossa vida é Jesus Cristo; Ele é a nossa base, nossa razão de ser. Tudo o que somos e fazemos deve ajustar-se ao padrão fornecido por Ele.
Jesus se referia a si mesmo como “a pedra que os edificadores rejeitaram”. Embora fosse rejeitado pela maioria dos líderes religiosos judaicos, Ele se transformaria na coluna fundamental de um edifício espiritual, a Igreja (ver At 4.11,12).
Para aqueles que tropeçam na Palavra, Jesus é chamado “pedra de tropeço e rocha de escândalo”, porque O rejeitam ou recusam-se a crer que Ele é o Salvador; tropeçam naquele que poderia salvá-los e dar um significado às suas vidas; cometem o maior engano de suas vidas; é como construir um edifício sem o alicerce apropriado.
Por que as pessoas construiriam uma casa sem um alicerce? Talvez para economizar tempo e evitar o trabalho árduo de preparar uma fundação sobre a pedra. Possivelmente, a paisagem à margem da água seja mais atraente. As casas de praia podem trazer um status maior do que as casas nas montanhas. Talvez as pessoas queiram unir-se a seus amigos, que se estabeleceram em áreas arenosas; talvez não tenham ouvido falar sobre as tempestades violentas ou desconsideraram os relatos que ouviram; por alguma razão, pensam que um desastre não poderá atingí-las. Qualquer que seja o caso, aqueles que não possuem um bom alicerce têm pouca visão, e depois se lamentarão muito.
Você está edificando sua vida no único fundamento verdadeiro e duradouro ou em um defeituoso, como a riqueza, a segurança, o sucesso e a fama?
Salomão percebeu que a sabedoria não poderia garantir a vida eterna. O conhecimento, as riquezas e as realizações pessoais significam muito pouco depois da morte; e todos vão morrer um dia. Não devemos basear nossa vida na busca do que é perecível, mas nos sólidos fundamentos de Deus. Certifique-se de que a sua vida esteja fundamentada sobre um sólido conhecimento, e confiança em Jesus Cristo.