sábado, 3 de março de 2012

Nova vida.

2Co 5.17
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

Alguma vez você já se preocupou em saber se é ou não um verdadeiro cristão? Qualquer pessoa em quem o Espírito de Deus habita é um cristão. Aqueles que sinceramente confiam em Cristo como Salvador e Senhor são cristãos. O Espírito Santo vive em cada crente em Jesus.

Os cristãos são pessoas completamente novas em seu interior. O Espírito Santo lhes dá uma nova vida. Sendo assim, não são mais os mesmos. Não somos reformados, reabilitados, ou reeducados – somos recriados (novas criaturas) – e passamos a viver em uma união vital com Cristo (Cl 2.6,7). Por ocasião da conversão, não apenas viramos uma página de nossa vida velha, começamos uma nova vida sob o controle de um novo Mestre (2Co 5.17).

Viver uma boa vida, mas sem qualquer mudança interior, leva a uma caminhada espiritual vazia e superficial. O que importa para Deus é estarmos completamente mudados de dentro para fora (Gl 6.15).

Podemos estar certos de que temos o Espírito porque Jesus prometeu enviá-lO (Jo 14.16,17). Por crer que Jesus é o Filho de Deus e que a vida eterna vem através dEle (1Jo 5.5), você começará a agir como Cristo ordena (Rm 8.5), encontrará resposta em suas orações para resolver seus problemas (Rm 8.26,27), será capacitado para servir a Deus e fazer a vontade dEle (At 1.8) e fará parte do plano divino de edificação de Sua Igreja (Ef 4.12,13).

Deus usa Seu poder para realizar Seus propósitos através de Seu povo. O Senhor não nos dá poder para sermos tudo o que desejamos, mas para sermos tudo o que Ele quer que sejamos. Para isso Ele nós dá um coração voltado para Ele, para O amarmos acima de todas as coisas.

A expressão “E lhe darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles” em Ez 11.19, indica que o coração duro, surdo e empedernido será radicalmente trocado por um coração de carne, terno, receptivo e responsivo. Esta nova vida é uma obra de Deus, mas devemos reconhecer nosso pecado e nos afastar dele. Quando o fizermos, Deus nos dará novos motivos, novas diretrizes e novos propósitos.

A promessa “de um novo coração” foi efetivada quando Jesus pagou pelos pecados de todos ao morrer na cruz (Hb 10.8-10). Ninguém está fora do alcance do perdão de Deus. Embora não mereçamos qualquer coisa, exceto o castigo por nossos pecados, os braços de Deus ainda estão estendidos.

Não importa o quão impura sua vida possa ser agora, Deus lhe oferece um novo começo. Você pode ter seus pecados perdoados, receber um novo coração de Deus e ter o Espírito Santo dentro de você, basta aceitar a promessa de Deus. Por que tentar remendar sua antiga vida quando você pode ter uma nova?