sábado, 14 de abril de 2012

A candeia do corpo.

Mt 6.22
A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz”.

O olho é o meio de que o corpo dispõe para receber luz. Se o olho for saudável, seu dono pode plenamente receber luz e empregá-la. Se o olho for anormal e doentio, a escuridão vai prevalecer, e seu portador não pode caminhar, nem trabalhar porque não enxerga.

Igualmente quando a visão espiritual de alguém, isto é, quando suas atitudes, seus motivos e desejos se inclinam para Deus, então a luz da Palavra divina penetra em seu espírito produzindo bênçãos, fruto e salvação (Gl 5.22). Por outro lado, se os desejos dessa pessoa não se coadunam com as coisas de Deus, a revelação e a verdade divinas não surtirão efeito.

A visão espiritual é a nossa capacidade de ver claramente o que Deus quer que vejamos, enxergando o mundo sob o ponto de vista dEle. Mas este discernimento espiritual pode ser facilmente obscurecido. O desejo de servir a propósitos, interesses e objetivos pessoais bloqueia essa visão. Servir a Deus é o melhor caminho para restaurá-la.

Um olhar puro é aquele que está fixado em Deus. Cada cristão deve examinar sua vida, conservando plenamente sadia a sua visão espiritual, para que o evangelho possa santificá-lo e renovar sua vida interior.

A luz da verdade nos foi revelada (Mc 4.24,25). Mas podemos não ser capazes de ver ou de usar toda a verdade nesse momento. Somente quando praticamos os ensinamentos de Deus, conseguimos entender completamente a verdade. Ela é clara, mas nossa capacidade de entendê-la é imperfeita. Quando obedecemos a Deus, aguçamos nossa visão e aumentamos nossa compreensão. É importante ouvir o que a Palavra de Deus diz, mas é muito mais importante obedecê-la e fazer o que ela diz (Tg 1.22-25).

Jesus é a luz verdadeira (Jo 1.9). Ele remove as trevas e o engano, iluminando o caminho certo para Deus e a salvação. Todos que seguem a Cristo são libertos das trevas do pecado, do mundo e de Satanás. Além da luz de Cristo, não há outra mediante a qual possamos conhecer a verdade e sermos salvos (Jo 8.12).  

A candeia é uma alegoria de Cristo; o olho representa a compreensão e o discernimento espiritual. Os desejos maus tornam o “olho” menos sensível e ofuscam a luz da presença de Cristo. Se você tiver dificuldade de ver Deus em ação no mundo e em sua vida, verifique sua visão. Algo pode estar cegando você em relação a Cristo.