sexta-feira, 20 de abril de 2012

A porta estreita.


Lc 13.24
“Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”.

A porta que leva à vida eterna é reconhecida como estreita. Isto não significa que é difícil tornar-se um cristão, mas que há um único Caminho que conduz à vida eterna com Deus, e que poucos decidem andar por ele.

“E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam dele” (Mt 11.12). Jesus disse que somente quem se esforça apodera-se do Reino de Deus. Os tais, movidos por Deus, resolvem romper com as práticas pecaminosas e imorais do mundo e seguem a Cristo, a Sua Palavra e Seus justos caminhos. Não importando o preço a pagar, esses, resolutamente, buscam o Reino com todo o seu poder.

Noutras palavras, pertencer ao Reino de Deus e desfrutar de todas as suas bênçãos requer esforço sincero e constante – um combate de fé, aliado a uma forte vontade de resistir a Satanás, ao pecado e à sociedade perversa em que vivemos.

Jesus é a única porta da salvação. Quem entrar por meio dEle será “salvo”, isto é, terá vida eterna e abundante (Jo 10.9,10), tudo quanto necessita para ser liberto do pecado, da culpa e da condenação.

Muitas pessoas reagem negativamente ao fato de não existir outro nome além do de Jesus ao qual possam clamar por salvação. Mas isto foi o ensinamento do próprio Senhor Jesus (Jo 14.6). Ele foi dado pelo Pai como Mediador, a fim de que o homem pudesse ter um relacionamento eterno com Deus (Jo 3.16). Seguir os passos de Cristo pode não dar popularidade, mas é a atitude verdadeira e correta.

Tendo em vista que Deus designou Jesus para ser o Salvador do mundo, ninguém mais pode ser igual a Ele, afinal, nenhum outro mestre religioso poderia morrer por nossos pecados; nenhum outro veio à terra como o único Filho de Deus; e nenhum outro ressuscitou dos mortos.

Encontrar a salvação exige um esforço mais concentrado do que a maioria está disposta a empreender. Obviamente, não podemos salvar a nós mesmos; não há o que possamos realizar para ganhar o favor de Deus. Esforçamo-nos arduamente para entrar pela porta estreita e segui-lO, porque desejamos sinceramente conhecer Jesus pessoalmente, a qualquer custo. Não ousemos adiar esta decisão, porque a porta da graça não ficará aberta para sempre!