quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Páscoa.

1Co 5.7
“... Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós”.

Para os cristãos, a Páscoa contém rico simbolismo profético a falar de Jesus Cristo. O Novo Testamento ensina explicitamente que as festas judaicas “são sombras das coisas futuras” (Hb 10.1), isto é, a redenção pelo sangue de Jesus Cristo.

O Âmago do evento da Páscoa era a graça salvadora de Deus. Deus tirou os israelitas do Egito, não porque eles eram um povo merecedor, mas porque os amou e porque Ele era fiel ao Seu concerto (Dt 7.7-10). Semelhantemente, a salvação que recebemos de Cristo nos vem através da maravilhosa graça de Deus (Ef 2.8-10; Tt 3.4,5).

O propósito do sangue aplicado às vergas das portas era salvar da morte o filho primogênito de cada família; esse fato prenuncia o derramamento do sangue de Cristo na cruz a fim de nos salvar da morte e da ira de Deus contra o pecado (Ex 12.13,23,27; Hb 9.22).

O cordeiro pascal era um “sacrifício” (Ex 12.27) a servir de substituto do primogênito; isto prenuncia a morte de Cristo em substituição à morte do crente. Paulo expressamente chama Cristo nosso Cordeiro da Páscoa, que foi sacrificado por nós (1Co 5.7).

O cordeiro macho separado para morte tinha de ser “sem mácula” (Ex 12.5); esse fato prefigura a impecabilidade de Cristo, o perfeito Filho de Deus (Jo 8.46; Hb 4.15).

Alimentar-se do cordeiro representava a identificação da comunidade israelita com a morte do cordeiro, morte esta que os salvou da morte física (1Co 10.16,17). Assim como no caso da Páscoa, somente o sacrifício inicial, a morte dEle na cruz, foi um sacrifício eficaz.

A aspersão do sangue nas vergas das portas era efetuada com fé obediente (Ex 12.28); essa obediência pela fé resultou, então, em redenção mediante o sangue (Ex 12.7,13). A salvação mediante o sangue de Cristo se obtém somente através da “obediência da fé” (Rm 1.5; 16,26).

O cordeiro da Páscoa devia ser comido juntamente com pães asmos (Ex 12.8). Uma vez que na Bíblia o fermento normalmente simboliza o pecado e a corrupção (Ex 13.7), esses pães asmos representavam a separação entre os israelitas redimidos e o Egito, isto é, o mundo e o pecado.

Semelhantemente, o povo redimido por Deus é chamado para separar-se do mundo pecaminoso e dedicar-se exclusivamente a Deus.  Cristo é o nosso Cordeiro pascal, o sacrifício perfeito pelos nossos pecados.