sábado, 29 de setembro de 2012

Renascer em Cristo.


2Co 5.17
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

Deus tem planos bons, agradáveis e perfeitos para Seus filhos (Jr 29.11). Ele quer que nos transformemos em pessoas com mentes renovadas, que vivam para obedecê-lO e honrá-lO (Rm 12.2). Não nos deixou sozinhos na luta que enfrentamos para fazer a Sua vontade. O Espírito Santo é o poder ativo no novo nascimento (Rm 8.14).

O cristianismo não é uma teologia abstrata, desligada da vida, mas tem implicações práticas que influem em nosso comportamento cotidiano. Quem são os cristãos? São pessoas renovadas segundo a imagem de Deus (Cl 3.10), que compartilham da Sua glória (2Co 3.18) e que vivem em santidade (Ef 4.24).

Não são reformados, reabilitados, ou reeducados – são recriados (novas criaturas) – e passam a viver em uma união vital com Cristo (Cl 2.6,7). Mediante a palavra criativa de Deus (2Co 4.6), os que aceitam Jesus Cristo pela fé, são feitos novas criaturas, pertencendo totalmente a Ele e constituindo o Seu povo (Ef 2.19).

Paulo, em sua epístola aos filipenses, disse que seu objetivo era conhecer a Cristo, ser semelhante a Cristo e ser tudo aquilo que Cristo pretendia que ele fosse (Fp 3.12-14). Esse é um excelente exemplo para nós.

Em outra passagem, Paulo oferece uma estratégia para nos ajudar a viver para Deus em nosso dia a dia. Ele diz: a) imite a atitude de compaixão e de perdão de Cristo; b) deixe o amor guiar sua vida; c) deixe a paz de Cristo dominar seu coração; d) seja sempre grato; e) tenha sempre em si mesmo a Palavra de Deus e f) viva como um representante de Jesus Cristo (Cl 3.12-17).

Quando nos vestimos com essas virtudes, a última peça a ser vestida é o amor (Cl 3.14), que mantém todas as demais qualidades, cada uma em seu próprio lugar. Praticar qualquer lista de virtudes sem praticar o amor levará à distorção, à fragmentação e à estagnação (1Co 13.3).

Tendo em vista que Deus deseja somente o melhor para nós e deu Seu Filho para tornar essa nova vida possível, com toda alegria, devemos oferecer-nos a Ele como sacrifício vivo e colocar-nos a Seu serviço (Rm 12.1).

Deixe o Espírito Santo dirigi-lo até Jesus! Ele o deixará livre para servi-lO com amor e gratidão. Venha desfrutar desse novo viver em Cristo!