sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A verdadeira satisfação.

Sl 127.1a
“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção”.

Salomão, filho de Davi, foi o terceiro rei de Israel. O homem mais sábio que já viveu em Israel, com exceção de Jesus, o Filho de Deus. Autor de Eclesiastes e Cantares, como também de muitos provérbios e alguns salmos. Construiu casas, um reino, uma família e o Templo de Deus em Jerusalém. Foi um diplomata, comerciante, colecionador e patrono das artes (1Rs 3-11).

Depois de concluída a construção do templo (975 a.C.), Salomão escreveu o Salmo 127.  “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil  a sentinela montar guarda” (V.1) – Nova Versão Internacional.

O livro de Eclesiastes é parte do testemunho de Salomão a respeito do que acontece a um reino ou família que se esquece de Deus.  Ele diz: “Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim. Fiz jardins e pomares e neles plantei todo tipo de árvore frutífera. Construí também reservatórios para irrigar os meus bosques verdejantes” (Ec  2.4-6).

Pouco é mencionado na Bíblia sobre a última década do reinado de Salomão. Eclesiastes provavelmente registra suas últimas reflexões sobre a vida. Salomão resumiu seus muitos esforços para encontrar o significado da vida na seguinte expressão: “... quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento” (Ec  2.11) – Nova Versão Internacional.

A segurança e a satisfação somente são encontradas em uma estreita comunhão com Deus. A satisfação que encontramos nas oportunidades e nos sucessos desta vida é temporária. Quanto mais esperamos que os nossos sucessos sejam permanentes, mais depressa eles se vão.

Quando você examina os seus projetos e metas, qual é o seu ponto de partida, a sua motivação? Se não tiver Deus como fundamento, tudo o que estiver vivendo será sem sentido. Faça de Deus a sua prioridade mais elevada, e deixe que Ele edifique a sua vida!