sábado, 13 de outubro de 2012

Semelhantes a Cristo.


Rm 8.29
“Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conforme à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.

A vida cristã é um processo no qual nos tornamos cada vez mais semelhantes a Cristo. Quanto mais de perto O seguirmos, mais parecidos com Ele nos tornaremos (Mt 26.73).

Quando Moisés desceu do monte Sinai com os Dez Mandamentos, sua face brilhava por ele ter estado na presença de Deus (Ex 34.29-35). Moisés teve de colocar um véu sobre seu rosto para que as pessoas não se apavorassem devido ao brilho de sua face.

Este véu ilustra o desvanecimento do antigo sistema e o encobrimento da mente das pessoas por causa de seu orgulho, dureza de coração e recusa de se arrepender. O véu não permitiu que enxergassem as referências de Cristo contidas nas Escrituras (2Co 4.3,4).

A glória que o Espírito Santo dá ao crente é mais excelente e durável do que a glória que Moisés experimentou (2Co 3.7,8). Quando alguém se torna cristão, o véu é retirado, dando vida e tornando-a eternamente livre da escravidão. Tal pessoa pode então ser como um espelho, refletindo a glória de Deus (2Co 3.16,18).

Nas Boas Novas, vemos a verdade a respeito de Cristo, e esta nos transforma moralmente à medida que compreendemos e a aplicamos à nossa vida. Aprendendo sobre a vida de Cristo, podemos entender a Deus e perceber como Ele é maravilhoso.

Como podemos tornar-nos semelhantes a Cristo? Lendo e meditando na Palavra de Deus, estudando a vida terrena de Jesus relatada nos Evangelhos, dedicando tempo à oração, enchendo-nos do Espírito Santo e fazendo a obra de Deus neste mundo.

O objetivo final de Deus é tornar-nos semelhantes a Cristo (Rm 8.29). É uma experiência progressiva (Gl 4.19). Este processo não estará completo até que vejamos a Cristo face a face (1Jo 3.2).

Ainda que o seu rosto não venha iluminar um aposento, o tempo gasto em oração e leitura bíblica deve causar um efeito tal que as pessoas percebam que você esteve com Deus.


Nota: Dedico esta postagem ao meu irmão Zezinho, pelo seu aniversário nesta data.