sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Ele cuidará de você


Lc 8.22-24 
Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado do lago”. Eles entraram no barco e partiram. 23- Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo. 24- Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Mestre, Mestre, vamos morrer!” Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranqüilo.

O lago a que Jesus se refere é o chamado mar da Galiléia, que na verdade, é um grande lago de água doce, formado pelo rio Jordão. Os judeus o tratam de mar por causa de sua extensão;  tem 24 quilômetros de comprimento por 14 de largura. Com uma profundidade média de 50 metros, sua praia fica cerca de 230 metros abaixo do nível do mar. Situado numa bacia cercada por montanhas, o mar da Galiléia é notavelmente suscetível a tempestades repentinas e violentas, às vezes, com ondas de até 6 metros de altura. É que o ar mais frio do Mediterrâneo desce pelos desfiladeiros estreitos entre as montanhas e é lançado fortemente contra o ar quente e úmido existente por cima do lago.

Os discípulos de Jesus não estavam assustados sem motivo, o perigo era real. Embora vários deles fossem exímios pescadores e soubessem como manejar o barco, entraram em pânico porque a tempestade ameaçava destruir a todos. O que eles não percebiam era que Cristo é capaz de controlar as forças da natureza.

Freqüentemente, deparamo-nos com tempestades em nossa vida, ocasiões em que pensamos que Deus perdeu o controle e que estamos à mercê dos ventos do destino. Na realidade, Deus é soberano. Ele controla a história do mundo como também nosso destino pessoal.

Seja qual for a sua dificuldade, você tem duas opções: pode afligir-se e supor que Jesus não se importa mais com a sua vida, ou pode resistir ao medo e confiar nEle. Jesus está conosco. Da mesma maneira que Ele acalmou as ondas, pode também acalmar qualquer tempestade que você possa enfrentar.

Quando sentir que está entrando em pânico, chame o Mestre. Ele está disposto a intervir se tão somente lhe pedirmos. Confie! Ele cuidará de você.