domingo, 11 de setembro de 2016

Mistérios de Deus


Pv 25.2 
A glória de Deus é ocultar certas coisas; tentar descobri-las é a glória dos reis.

Há mistérios divinos que vão além da compreensão humana. Deus escolheu não revelar-nos, possivelmente porque nossa mente finita não pode entender completamente os infinitos aspectos da criação de Deus (ver Dt 29.29; Rm 11.33-36). A natureza nos mostra um Deus inteligente e detalhista; um Deus com um senso agudo de ordem e de beleza; um Deus poderoso que tudo controla (ver Sl 19; 60.6-10; Is 55.12; Jr 5.22). Essa é uma revelação geral.

Mas Deus não tinha a intenção de manter em segredo seu plano para o mundo. Paulo chamou o plano de Deus de um “mistério, oculto dos séculos e das gerações”, não no sentido de que apenas alguns o entenderiam, mas porque estava escondido até que Cristo viesse (ver Cl 1.26,27; Gl 4.4). Por meio de uma revelação especial, as Escrituras e a vida de Jesus, aprendemos a respeito do amor de Deus, de Sua misericórdia, e da promessa de vida eterna (ver Rm 16.25-27; 1Pe 1.10-12).

Deus bondosamente nos dá muitas fontes para que possamos crer nEle. Por isso, ninguém – nem mesmo quem nunca tenha ouvido falar da Bíblia, nem de Cristo – tem desculpa para não ter Deus na mais alta conta, pois todo o universo criado O revela (ver Rm 1.18-20).

O sacrifício de Cristo pelos nossos pecados não foi uma reflexão tardia, nem algo que Deus tenha decidido fazer quando o pecado entrou no mundo pela desobediência de Adão. Este plano foi elaborado pelo Deus Eterno, o Todo Poderoso, que já conhecia todas as coisas muito antes de existirmos (ver 1Pe 1.20).

É esse o mistério cristão: não é um conhecimento secreto para poucos; é revelação de verdades divinas – antes ocultas, mas agora proclamadas abertamente para conhecimento e entendimento de todos (ver 1Tm 3.16). Pelo fato de sermos criados à imagem de Deus, temos uma sede espiritual e um valor eterno; isto implica que nada, a não ser o Deus eterno, é capaz de satisfazer-nos verdadeiramente (ver Ec 3.11).

Tendo Cristo ressuscitado dos mortos, agora é Senhor de toda a humanidade, e Sua oferta de salvação está disponível a todas as pessoas (ver Jo 3.16).

Você já conhece esse mistério?