terça-feira, 20 de setembro de 2011

Eu sou contigo.

Is 41.10
"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”.

A Bíblia descreve o relacionamento entre Deus e seu povo em termos de “pacto” ou “concerto”. Esta palavra aparece pela primeira vez em Gn 6.18 e prossegue até o Novo Testamento, onde Deus fez um novo concerto com a raça humana mediante Jesus Cristo. Quando compreendemos o concerto entre Deus e os patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó), aprendemos a respeito de como Deus quer que vivamos em nosso relacionamento pactual com Ele.

A divina promessa do concerto é a seguinte: “... para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes” (Gn 17.7) . Essa é a promessa mais grandiosa das Escrituras. É a primeira e fundamental promessa, na qual se baseiam todas as demais. Significa que Deus assume o compromisso, sem reservas, com o seu povo fiel, para ser o seu Deus, seu escudo e seu galardão. Significa, também, que a graça de Deus, seu perdão, promessa, proteção, orientação, bondade, ajuda e bênção, são dados aos seus com amor, mediante sua fé em Cristo (Gl 3.16). Diante de problemas difíceis, não seremos vencidos, pois Ele está conosco. Somos preciosos e honrados à sua vista, e objetos do seu grande amor.

Jesus está vivo, e pessoalmente tem cuidado de cada filho seu. Ele está conosco na pessoa do Espírito Santo (Jo 14.16,26), e através da sua Palavra (Jo 14.23). Não importa a tua condição, fraco, pobre, humilde, sem importância -, Ele cuida de ti e vê com solicitude cada detalhe das lutas e provações da vida e te concede a graça suficiente (2Co 12.9), bem como a sua presença para te dar vitória até o fim. A promessa da sua presença é suficiente para nos livrar do medo e nos dar a certeza e a paz necessárias para cumprirmos a Sua vontade para nossas vidas.

Tal presença de Cristo significa que Ele pessoalmente está ali para nos comunicar sua vontade, amor e comunhão. Quando Moisés temeu voltar ao Egito, Deus lhe disse: “Eu serei contigo” (Ex 3.12). Quando Josué assumiu a liderança de Israel, depois da morte de Moisés, Deus prometeu: “serei contigo, não te deixarei nem te desampararei” (Js 1.5). E Deus encorajou Israel com estas palavras: “Quando passares pelas águas, estarei contigo... Não temas, pois, porque estou contigo” (Is 43.2,5).

No Novo Testamento, Mateus declara que o propósito da vinda de Jesus ao mundo foi tornar em realidade concreta a presença de Deus entre seu povo. Seu nome é “Emanuel”, que significa “Deus conosco” (Mt 1.23). De novo, no fim do seu Evangelho, Mateus registra a promessa que Jesus legou aos seus discípulos: “eis que eu estou convosco todos os dias” (Mt 28.20).

É fácil nos assustarmos com a maldade que vemos ao nosso redor e sermos subjugados pelos problemas que enfrentamos. O mal é obviamente muito mais forte do que nós. João nos assegura, porém, que Deus é ainda mais forte: “Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo” (1Jo 4.4). Ele vencerá todo o mal – e seu Espírito e sua Palavra vivem em nosso coração. Recebemos a garantia de que, se amarmos a Deus acima de todas as coisas, o Senhor nunca nos deixará, nem nos abandonará, mas será nosso ajudador. Mediante essa promessa, devemos nos esforçar e perseverarmos nas provações, resistindo às tentações, confiando no Senhor e obedecendo-O plenamente.