sábado, 26 de novembro de 2011

Onde estás, Adão?

Ap 3.20
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo”.

O Evangelho, o qual foi anunciado e profetizado no Antigo Testamento (Gn 12.3; cf. Gl 3.8), foi depois revelado em Jesus Cristo (Gl 4.4,5; Hb 1.1). Esta foi a revelação da qual fala o Apóstolo Paulo, “do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé” (Rm 16.25,26).

A Bíblia diz que Deus criou todas as coisas (Gn 1.1-31): céus, terra, mar, vegetação, sol, lua, estrelas, etc., e fez o homem à Sua imagem, conforme a Sua semelhança. À base dessa imagem Adão e Eva podiam comunicar-se com Deus, ter comunhão com Ele e expressar de modo incomparável o seu amor, glória e santidade.

Deus conferiu a Adão a responsabilidade pelo jardim, e lhe fez uma ordenança (Gn 2.16,17). Deus queria a obediência de Adão, mas deu-lhe a liberdade de escolher. Diante de uma escolha, prefira sempre obedecer a Deus.

Desde o marco inicial da história, a raça humana está vinculada a Deus mediante a fé e a obediência à Sua Palavra como a verdade absoluta. Satanás porque sabia disso, procurou destruir a fé que Eva tinha no que Deus dissera, usando dúvidas contra a Palavra de Deus e negando o castigo da morte pelo pecado (Gn 3.4).

Após terem pecado, Adão e Eva se esconderam ao ouvir a voz de Deus soar no jardim, chamando: Adão, onde estás? (Gn 3.9). A culpa e a consciência do pecado os motivaram a fugir de Deus.

Assim como Adão e Eva, todos nós pecamos e fomos separados da comunhão com Deus (Rm 3.23; 5.12). No entanto, Deus proporcionou um caminho para purificar nossa consciência culpada, para livrar-nos do pecado e restaurar-nos à comunhão com Ele.

O Evangelho é um ato decisivo de Deus que interveio na história da humanidade para mudar o curso que ela seguia. Ele muda história, transforma vidas humanas e lança uma nova perspectiva de vida. Em Efésios 2.1-7, Paulo faz um resumo do que Cristo faz por nós, quando nos salva. Mudamos de uma vida cheia de pecado para uma vida onde somos guiados pelo Espírito Santo de Deus. Todos os nossos pecados, e não apenas alguns, são lavados. Ganhamos a vida eterna com todos os seus tesouros. Temos uma nova vida através do Espírito Santo, e Ele continuamente renova os nossos corações. Nada disso acontece por termos recebido um pagamento ou por algum mérito da nossa parte; tudo isso é dom de Deus (Ef 2.8).

Jesus bate à porta de nosso coração porque deseja nos salvar e manter uma íntima comunhão conosco. Ele é paciente e persistente em sua tentativa de fazer parte de nossa vida – sem invadir ou se introduzir por conta própria, mas batendo. Ele nos permite decidir se queremos ou não abrir nossa vida a Ele. Adão representa a humanidade terrena distanciada de Deus. Cristo é o representante de uma humanidade nova e espiritual e ainda hoje podemos ouvir soar a Sua voz, dizendo: “Eis que estou à porta e bato”.
Onde estás, Adão?