sábado, 9 de abril de 2011

As preocupações da vida

Mt 6.25-34
Ansiedade – estado emocional angustiante, acompanhado de alterações somáticas (cardíacas, respiratórias, etc.), e em que se preveem situações desagradáveis, reais ou não.
A ansiedade é proibida (vv. 25, 31, 34).
Efeitos maléficos: é infrutífera (Sl 39.6); abafa a Palavra (Mt 13.7, 22); estraga a paz no lar (Lc 10.40; afasta o sono (Ec  8.16); é a porção do pecador (v. 32)

As Escrituras estão repletas de promessas que conferem esperança e encorajamento ao povo de Deus, no tocante ao seu cuidado, provisão e socorro.
Quando Deus criou o mundo, criou também as estações (Gn 1.14) e proveu alimento aos seres humanos e aos animais (1.29, 30). Depois de o dilúvio destruir a terra, Deus renovou a promessa da provisão com estas palavras: “Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite não cessarão” (8.22).
Vários dos salmos dão testemunho da bondade de Deus em suprir do necessário a todas as suas criaturas (Sl 104; 145).
 A Bíblia revela que Deus manifesta amor e cuidado especiais pelo seu próprio povo, tendo cada um dos seus em alta estima. Paulo enfatiza o cuidado amoroso de Deus Pai pelos seus filhos. “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (Fp 4.19).
Por causa dos efeitos maléficos da preocupação, Jesus recomenda que não fiquemos ansiosos por causa das necessidades que Deus promete prover.
O melhor remédio para a preocupação é a oração. “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças” (Fp 4.6).
Mediante a oração, renovamos nossa confiança na fidelidade do Senhor, ao lançarmos nossa ansiedade e problemas sobre aquele que tem cuidado de nós.

(vv. 26, 28) - Lições da natureza - “olhai para as aves do céu,... para os lírios do campo...”.
Preocupar-se com o futuro prejudica os esforços que você está dedicando ao presente.
Deus comunicou de modo específico a vida e o fôlego ao 1º. Homem (Gn 2.7), e assim evidenciou que a vida humana está num nível acima de todas as outras formas de vida. O seu alto valor está baseado no fato de ser criado à imagem de Deus.

(V. 27) – Preocupar-se é mais prejudicial do que útil.
...“ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas” (At 17.25b).

(vv. 28-30) – Deus não ignora aqueles que dependem dEle, pelo contrário, Ele estabeleceu uma aliança eterna com Abraão e seus descendentes,para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes” (Gn 17.7); ver Gl 3.9.

(vv. 31, 32) - A preocupação demonstra falta de fé e de entendimento a respeito de Deus.

(v. 33) - O Senhor promete suprir todas as necessidades daqueles que lhe obedecem.  Buscar em 1º lugar o Reino de Deus e a sua justiça significa priorizar Deus em nossa vida, de modo que nossos pensamentos estejam voltados para sua vontade, nosso caráter seja semelhante ao do Senhor, sirvamos e obedeçamos a Deus em tudo.

(v.34) - Viver um dia de cada vez, evita que sejamos consumidos pela ansiedade. Não deixe que as inquietações com a amanhã afetem seu relacionamento com Deus, hoje.