(2Pe 1.3-11)
Todas as vezes que buscamos sinais, tornamo-nos suscetíveis ao engano (Mt 24.1-5,24. A nossa fé não deve concentrar-se em milagres, mas sim em Cristo. O engano é a obra mais comum de Satanás.
O engano é a obra mais comum de Satanás; um dos seus métodos principais de desviar as pessoas do caminho e da verdade de Deus. Foi por meio do engano que ele provocou a queda da raça humana. “E disse o Senhor Deus à mulher. Por que fizeste isso? E disse a mulher: A Serpente me enganou ...” (Gn 3.13).
2Co 11.3 ”Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo”.
O propósito de Pedro ao escrever esta carta era exortar os crentes a buscarem com diligência a santidade de vida e o verdadeiro conhecimento de Cristo para não serem enganados por homens perversos (2Pe 3.17).
1Tm4.1 “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios,”
2Tm 3.1-5 Fala sobre as tendências pecaminosas dos últimos dias.
Desde o início da criação, o ponto principal no relacionamento entre o homem e Deus tem sido ou a rejeição da Palavra e da verdade de Deus pelo homem ou o seu amor por elas.
Paulo, porém, aconselha a todo o cristão a resistir e posicionar-se contra o mal, vivendo de acordo com a vontade de Deus para o seu povo e permanecer nos ensinos básicos a respeito de Jesus. “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tendes aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (2Tm 3.14,15).
O poder para se levar uma vida piedosa vem de Deus. Por não possuirmos os recursos para sermos verdadeiramente piedosos, Deus permite que sejamos “participantes da natureza divina” com a finalidade de nos afastar do pecado, e viver para Ele.
A erva daninha cresce sem cuidado mas, o fruto precioso requer trabalho; a expressão “pondo nisto mesmo toda a diligência” (Pv25.2), demonstra que os crentes devem estar ativamente empenhados no seu crescimento espiritual (cf. Fp 2.12,13).
Fé – combinação de crença, confiança, fidelidade e obediência.
Virtude – força moral que glorifica a Deus.
Ciência - conhecimento espiritual no coração discernimento (Ec 8.5)Piedade – santidade prática da vida diária.
Temperança – moderação, autocontrole, equilíbrio (Gl 5.22).
Paciência – perseverança; resistir firme (1Pe 5.9 e Tg 4.7).
Piedade – santidade prática da vida diária.
Amor fraternal-relacionamento entre irmãos de forma a promover mútuo bem estar (Jo 13.35).
Caridade – amor divino através de nós (Rm 5.5) para amarmos a Deus e a nossos semelhantes (Mt 22.37-40). Está acima do ministério, da fé ou da posse dos dons espirituais (1Co 13.13).
“Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (vv 10,11).
E-mail: abonbiblia@hotmail.com
E-mail: abonbiblia@hotmail.com