(Sl 76)
Poema e cântico de Asafe para o mestre de música, acompanhado por instrumentos de cordas. Provavelmente foi escrito para celebrar a vitória de Deus e do seu povo sobre o exército de Senaqueribe, no reinado de Ezequias, rei de Judá (ver 2Rs 18.13-19,37).
(V.1) - O conhecimento vem de nossa relação com Deus: “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra” (Os 6.3).
“Conhecido é Deus em Judá” (Reino Sul); Conhecido pela sua justiça, retidão, paz, destruição do mal, livramento dos oprimidos e necessitados.
“grande é o seu nome” – representa a sua pessoa, a sua autoridade, o seu caráter, a sua fama:” Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra” (Sl 8.9).
“em Israel” (povo de Deus; Israel de Deus Gl 6.16).
Há promessa de livramento para aquele que conhece o Senhor: “... Pô-lo-ei num alto retiro porque conheceu o meu nome” (Sl 91.14).
(V.2) – Salém=abreviação de Jerusalém. Sião equivale a Jerusalém; lugar de adoração a Deus.
(V.3) – Deus luta em prol dos seus, à medida que estes andam pela fé e em obediência à sua Palavra: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14.21).
(V.4) – “montes de presa” = montes cheios de despojos.
(V.5) – “nenhum... achou as próprias mãos” – (ver 2Rs 19.25,26).
(V.6) – “Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em veementes águas” (Ex 15.10).
(V.7) – O pecador não pode suster-se em pé diante de Deus: “Se tu Senhor observares as iniquidades, quem subsistirá”? (Sl 130.3).
(V.8) – Temor culposo diante do juízo de Deus: “Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Seom e a Ogue, (...). Ouvindo isso, desmaiou o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra” (Js 2.10,11).
(V.9) – O Juiz de toda a terra nos salvará: “E, naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará”; (Is 25.9a).
(V.10) – A ira do ímpio dá a Deus a oportunidade de realizar grandes atos: “O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; fartar-se-á a minha alma deles, arrancarei a minha espada, a minha mão os destruirá. Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em veementes águas” (Ex 15.9,10).
(V.11) – Votos sagrados devem ser observados: “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o” (Ec 5.4).
(V.12) – “A soberba precede a ruína e a altivez do espírito precede a queda” (Pv 16.18).
E-mail: abonbiblia@hotmail.com
E-mail: abonbiblia@hotmail.com