sábado, 9 de abril de 2011

A pesca maravilhosa


LC 5.1-11                       



                                                                                                      
A pesca era a principal atividade nas redondezas do mar da Galileia, e a rede era o método mais comum, usado para isso.
(v. 2) “lavando as redes” – Sem a presença de Cristo e a sua mão orientadora, aquilo que fazemos torna-se um fracasso total e um esforço inútil (Jo 15.5c).
(v.3)  “entrando num dos barcos, ensinava”
Deixa Jesus entrar no teu barco e ensinar o que você deve fazer.
(Sl 25.4) “Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas”
É essencial recebermos orientação do Senhor em tudo que formos empreender (Pv 3.5-7).

(v.4) “faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes...”
A única maneira de experimentarmos o desconhecido de Deus p/nós, é lançando as nossas redes às águas profundas (Is 45.3), p/conhecermos melhor o Senhor (Os 6.3). Às vezes precisamos deixar a zona de conforto e tentar coisas novas (Jr 33.3), rompendo as barreiras do preconceito (Gn 18.14), da incredulidade (Jo 11.39), das tradições (1Pe 1.18), porque nenhuma dessas coisas tem compromisso  c/a reta justiça de Deus, e crendo de todo coração na Palavra de Deus (Jo 11.40).
Minha experiência com Deus. (testemunho)

(v.5) – Pedro era pescador profissional, tinha comércio de peixe em sociedade c/Tiago e João e embora já tivesse observado a autoridade de Jesus nas Sinagogas ensinando, curando os enfermos e expulsando os demônios, desconhecia esse lado de Jesus de se importar com as necessidades de um simples pescador; mas tomou a atitude certa: OBEDECEU!
Faça você também como Pedro: obedeça. A OBEDIENCIA É A EXPRESSÃO DA FÉ (Rm 1.5).

(vv. 6,7) vemos a manifestação do poder de Deus como resultado da obediência (Jo 14.21). E Ele é poderoso p/nos conceder muito mais abundantemente além... (Ef 3.20). “A bênção do Senhor é que enriquece, e ele não acrescenta dores” (Pv 10.22).
(vv.8,9) Pedro reconhece a presença majestosa de Deus revelada no milagre, como também a sua condição humana de pecador (Jo 15.5). O reconhecimento da fraqueza humana, leva à dependência de Deus (Sl 39.4 “Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias ... )
2Co 12.9 “... o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.

(v.10) “Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens” – Uma palavra de encorajamento. O crente, seja ele pastor, evangelista, missionário, escritor, instrutor ou apenas membro da igreja, se não  estiver ocupado procurando trazer outras pessoas a Cristo, está falhando em seu dever na obra de Deus. Como “pescador” de homens e mulheres, Deus pede que você demonstre através de sua vida, palavras e atos, a bênção que significa segui-Lo, ou seja, a nossa vida transformada deve servir de isca p/atrair as almas p/o Reino de Deus, assim como o pescador usa isca p/atrair o peixe.
(Jo 12.32) “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim”.

(v.11) “E levando os barcos p/terra, deixaram tudo e o seguiram”.
Depois desta revelação, Pedro e seus companheiros compreenderam que Jesus, não somente  quer salvar, mas está também interessado em ajudar os seus discípulos nas suas atividades diárias; então “deixaram tudo e o seguiram”.
 A revelação que você teve de Jesus é suficiente para também deixar tudo e segui-Lo?