sábado, 9 de abril de 2011

Restituição



(1Sm 30.1-20)

O ideal p/o servo de Deus é confiar no Senhor (Pv 3.5-7)
Pela leitura de alguns Caps. que antecedem ao Cap. 30, eu entendo que Davi estava neste momento, no lugar errado e na hora errada. Observe:
Temendo as atitudes imprevisíveis do rei Saul, Davi deixou de confiar em Deus (1Sm 27.1) e refugiou-se entre os inimigos de Deus, habitando em Ziclague, como vassalo de Aquis, rei de Gate, em território filisteu. Voltando de Afeca (29.1), onde os filisteus recusaram a sua companhia na guerra contra o exército de Saul, ou seja, contra os israelitas, Davi chega à Ziclague, onde os amalequitas (descendentes de Esaú e inimigos do povo de Deus) tinham devastado a cidade, posto a fogo, e levado cativo as suas mulheres e seus filhos, bem como as mulheres e os filhos dos soldados de Davi, que eram 600 homens.
Como Davi, muitas vezes tomamos o nosso próprio caminho sem consultarmos a Deus, e o resultado é desastroso, pois o nosso adversário está sempre buscando ocasião contra nós p/nos destruir (1Pe 5.8).
Jo 10.10ª “O ladrão não vem senão p/matar, roubar e destruir...”.
O propósito dele não é nos tirar os bens, a família, etc., mas sim matar nossa esperança, roubar os nossos sonhos, nossa paz, nossa alegria, e destruir o nosso relacionamento com Deus tirando-nos da sua presença. Ele não pode atingir o nosso coração (Jo 16.22), então tenta fazê-lo, indiretamente.

Mas agora Davi teve uma atitude correta: se esforçou no Senhor e buscou direção (v.6).
“Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor...” Jr 29.11-14).
 A nossa sorte é que Jesus veio (Jo 10.10b).
Veio p/desfazer as obras do diabo (1Jo 3.8); veio p/restaurar e p/edificar (Dn 9.25); e veio p/buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19.10).
Se você sofreu perdas como Davi e os israelitas, lembre-se que em Deus você alcançará e conseguirá libertar todas as coisas. Veja o que Deus prometeu a Davi (v.18) e o cumprimento (vv.18 e 19). A Palavra de Deus é absolutamente confiável (Lc 16.17).
A restituição tem base bíblica e é ordenada em Ex 22.3b “O LADRÃO FARÁ RESTITUIÇÃO TOTAL”. Ele não tem poder p/reter o que é seu. Davi trouxe até os despojos, como sinal de que venceu o inimigo. “Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem. Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava e reparte os seus despojos” (Lc 11.21,22).
Davi perseguiu os amalequitas e recuperou tudo; e nós o que devemos fazer?Penso que temos que nos posicionar como servos, buscando em primeiro lugar o Seu Reino e a Sua Justiça (Mt 6.33); dependendo dEle sempre (Jo 15.5c), pois a peleja não é nossa, senão de Deus (2Cr 20.15c); utilizando cada peça da armadura que o Senhor nos dá no poder do Espírito Santo  (Ef 6.10-17); louvando a majestade santa como fez Josafá  e o resultado certamente virá (2Cr 20.21-25).